Escolha uma Página

5 dicas pra você bater a meta no day trade

por | 26 / março / 2019

Outro dia eu falei sobre o que fazer, como pensar/agir, depois que você atingiu a sua meta diária pra evitar que você atinga esse valor e acabe devolvendo tudo pro mercado por continuar operando, como talvez já tenha acontecido com você.
E depois disso, algumas pessoas me procuraram dizendo que se encontram numa fase que tá até difícil bater a meta. Por isso eu resolvi escrever esse artigo pra te passar algumas dicas que podem te ajudar a bater a sua meta diária e assim a evoluir na sua carreira de Trader.

Eu separei aqui 5 dicas que você deve observar e seguir pra te ajudar a bater as suas metas diárias dentro do mercado, pra que depois de alcançar esse objetivo você possa desligar o seu computador, fechar a plataforma de operação, ir pra praia, passear, estudar, trabalhar… ir fazer outras coisas da sua vida, ou então, talvez continuar operando e dobrar a meta, mas só pense em fazer isso depois de ler este artigo aqui.

 

Vamos a elas:

 

Dica #1: Ter metas

“Ainda bem! Eu já achei que você ia dizer pra deixar a meta em aberto e quando chegasse na meta era pra dobrar a meta… :D”

Eu sei que é óbvio que pra bater a meta você precisa ter metas, mas vai além disso.

Há pesquisas que evidenciam que quando o ser humano tem metas claras, objetivas, precisas, o seu subconsciente trabalha para realizá-las. Muitas vezes você nem sabe como, muitas vezes você não tem consciência, mas quando define que vai fazer algo, coloca aquilo como meta, todo o seu organismo trabalha pra conseguir aquilo. O ser humano é movido a metas, por isso é imprescindível tê-las.

E se você já tem a meta diária estipulada e não está conseguindo atingi-la, eu convido você a responder duas perguntas:

  • essa meta é viável de ser atingida nesse momento do mercado e nesse ativo que você está operando?
    Às vezes a sua meta está ousada demais, por exemplo, fazer 5% de lucro num ativo que movimenta em média 3% ao dia é viável? Tem momentos que você vai precisar ajustar as suas metas ao momento do mercado, se está mais volátil ou mais parado, por exemplo.
  • Continuar Lendo

  • e a segunda pergunta é: a sua técnica, a estratégia operacional que você utiliza, possibilita alcançar isso, alcançar essa meta?
    E novamente, às vezes é preciso fazer ajustes, ajustar a técnica ou então ajustar o objetivo.
    Por exemplo, se você tem uma meta bem ousada e a sua estratégia te dá uma ou duas entradas por dia, será que é possível atingir aquela meta com essa técnica?

Pense nisso!

 

Dica #2: Confiar no Trading System

A segunda dica é você confiar no seu Trading System, que é o conjunto das suas técnicas e estratégias operacionais.

Pra você bater a meta, você vai ter que boletar sem hesitar, sem medo de errar, vai ter que fazer o que precisa ser feito. E pra você conseguir fazer isso, você precisa de uma metodologia bem definida e precisa confiar nela.

Você precisa ter a certeza de que se operar seguindo as suas técnicas e estratégias terá a possibilidade de bater a meta.
Pra isso, pra você adquirir essa confiança na metodologia, você precisa estudá-la, experimentá-la, operar no simulador da mesma forma que operaria na conta real, fazer backtest e replay de mercado.

Quanto mais confiança na sua técnica, maior a chance de você atingir a meta estabelecida dentro dela, desde que seja uma meta viável, é claro.

 

Dica #3: Confiar na sua capacidade de execução

Agora não adianta só confiar na técnica se você não confia na sua capacidade de executá-la. E essa é a terceira dica: tenha segurança pra executar, confie na sua capacidade de ação.

Se tá na operação e tá na hora de sair, de stopar, não tem jeito, é arcar com o prejuízo e partir pra próxima.

Se você não confia em você mesmo pra fazer isso, já entra na operação hesitante. Você precisa alimentar em você a crença fortalecedora de que você é capaz, que é capaz de stopar, que é capaz de segurar a operação, que é capaz de fazer o que precisa ser feito. E pra evidenciar isso, você pode pensar em outras fases, momentos da sua vida em que passou por dificuldades e conseguiu agir, conseguiu fazer o que precisava ser feito. E fazer a associação do tipo: “meu, se naquela ocasião eu fui capaz de agir, aqui, no mercado, nessa situação, eu também sou” e parte pra ação!

 

Dica #4: Comprometer-se a seguir o plano

A quarta dica é você comprometer-se a seguir o plano, é você definir a sua metodologia operacional e o seu gerenciamento de risco e se comprometer a segui-lo.

Já falei inúmeras vezes: dê mais valor pra disciplina de seguir o plano do que pro resultado financeiro propriamente dito!

Se estipulou que a meta da operação é X e você vai sair com meio X por ansiedade, você não está seguindo o plano. Então, apesar de estar ganhando dinheiro, você não está operando bem, você não está comprometido.
E se você quer bater a meta diária, precisa estar comprometido a seguir o plano, a fazer da forma como planejou.

Não basta ter um bom plano, é preciso se comprometer a segui-lo.

 

Dica #5: Aplicar a melhoria contínua

A quinta dica é: faça uso da melhoria contínua.

Se você percebe que tá tomando muito stop num determinado tipo de operação: epa, tá na hora de parar e analisar o porquê. Será que suas entradas estão no ponto certo? Ou tá entrando muito cedo?
Se percebe que o mercado não tá batendo na sua realização final em quase todas as operações: opa, será que não é um objetivo muito longo pra esse momento do mercado?

Esteja constantemente monitorando, analisando e aplicando a melhoria contínua em cima do seu operacional e do seu comportamento.
Isso é fundamental para sua evolução, para que você consiga bater a meta.

 

Recapitulando:

As 5 dicas rápidas pra ajudar você a bater a meta do dia no mercado são:

1) Ter metas claras, precisas, alinhadas com o momento do mercado, ou seja, viáveis de serem atingidas nesse momento e nesse ativo.
2) Confiar nas suas técnicas e estratégias operacionais, ter um bom sistema operacional que te possibilite atingir essas metas e confiar nele.
3) Confiar na sua capacidade de execução, de colocar em prática aquelas técnicas e estratégias, e pensar na sua capacidade de ação em outras áreas da vida podem te ajudar no mercado.
4) Comprometer-se a seguir o plano, valorizando mais a disciplina do que o resultado financeiro,e tendo em mente que encerrar a operação antes do objetivo final por ansiedade não é operar bem, mesmo se você ganhar dinheiro com isso.
5) Estar constantemente monitorando, analisando e aplicando a melhoria contínua em cima do seu operacional e do seu comportamental.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders