Escolha uma Página

6 itens imprescindíveis para ter sucesso no mercado financeiro

por | 17 / abril / 2018

Se você está começando ou pretende começar a operar no mercado financeiro, é importante saber que você precisa adquirir alguns elementos básicos caso realmente queira ter sucesso no mercado.

E se você já opera, se já está há bastante tempo no mercado e não tem os resultados que deseja, não performa da maneira como acredita que tem o potencial de performar, talvez seja por falta justamente de algum desses elementos.

Esses são 6 recursos que são imprescindíveis para que você seja um Trader de Sucesso:

 

#1: Objetivos

O primeiro deles é que você precisa de objetivos claros em relação ao mercado financeiro. Você precisa saber exatamente o que você está indo buscar no mercado e onde você quer chegar. Porque o ditado já diz que, pra quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.

Você realmente quer viver de trade? Ou você está buscando um complemento de renda? Ou então, alavancar o seu patrimônio?

Muitas pessoas, e eu arrisco a dizer que a maioria, que querem viver como Traders é composta de pessoas que estão ou estavam (se já não abandonaram) insatisfeitas com os seus empregos e vêem na profissão de Trader a chance de se realizarem financeira e profissionalmente.
E não há nada de errado nisso, mas você precisa estar ciente do real motivo de querer ser um Trader, porque ganhar bastante dinheiro é muito bom, mas não vai resolver todos os problemas da sua vida.

Você precisa saber qual o seu verdadeiro objetivo de forma mais ampla, a verdadeira razão, o seu real propósito em ser um Trader de Sucesso, entende? É a liberdade de viajar o mundo? É dar mais conforto para sua família? É ter mais tempo livre para poder investir em outro projeto e então poder fazer o que você realmente gosta?

Isso pode parecer piegas, mas eu posso te garantir que isso é extremamente relevante porque a profissão de Trader exige de você muita disciplina, muito foco e muita automotivação. E para se manter no jogo, que em geral é um jogo de longo prazo para você realmente atingir o sucesso, você precisará que o seu propósito, aquilo que você mais deseja para a sua vida, aquilo que faz você levantar da cama com ânimo pra viver esteja alinhado com o objetivo de Ser um Trader de Sucesso.

Além de ter esse propósito bem definido, você precisa de objetivos mais específicos, de metas claras e precisas para a sua vida nas diferentes áreas e principalmente em relação a você como Trader.

É necessário ter metas longas: como você quer que seja a sua vida daqui 10 anos? Metas de médio prazo: qual o seu objetivo como Trader para os próximos 2 a 5 anos? Metas de curto prazo: o que você quer realizar nesse ano? E metas de curtíssimo prazo: qual o seu objetivo ao operar amanhã ou o que você se propõem a aprender essa semana para te levar aonde você quer chegar?

Ter metas é uma das chaves para você realizar mais na sua vida. Então, você precisa ter clareza sobre as suas metas em relação ao mercado financeiro e em relação a você como Trader, porque essa é a única forma de você realmente conquistar tudo o que você quer.

 

#2: Conhecimento

Continuar Lendo

Assim como em qualquer outra profissão, em qualquer outra área da vida, para ter sucesso você precisa de conhecimento.

No mercado, existe uma infinidade de possibilidades, de ativos, existem diversas técnicas que você pode aplicar (análise técnica, fundamentalista, leitura de fluxo, separadamente ou tudo junto e misturado). Não importa qual você decide usar, mas aquela ou aquelas que você julgar interessantes para você utilizar, você precisa conhecer bem, estudar mesmo. Você precisa adquirir conhecimento sobre o comportamento do mercado, do ativo ou dos ativos que você está operando, em relação às estratégias operacionais que você quer aplicar. Estudar deve fazer parte do seu dia a dia, da sua rotina de trader.

Isso é especialmente importante porque o mercado é extremamente dinâmico. Ele muda o tempo todo e pode reagir de forma diferente diante dos mesmos sinais. Estratégias que funcionam hoje, podem não funcionar, não gerar os mesmos resultados amanhã.

Existem diversos cursos muito bons disponíveis na internet, inclusive muito material de graça também, mas infelizmente também tem muito picareta. Então, antes de sair por aí comprando curso, pesquise bem antes, avalie, converse com quem já fez o curso, veja se realmente é o que você procura e depois dedique-se a ele.

E quanto a isso, eu tenho uma ressalva: você precisa obter conhecimento e desenvolver as suas próprias análises. Se você ficar só seguindo call de corretora e de outra pessoas, você até pode ter alguns ganhos financeiros, mas dificilmente você vai atingir o sucesso. Portanto, você precisa deixar de ser mané, assumir a responsabilidade pelas suas escolhas e criar um sistema de operações que seja compatível com os seus objetivos e a sua forma de operar.

Nesse sentido, a minha dica para você é: se você quer evoluir ainda mais rápido revise e estude os seus trades. Aprenda com todos os seus erros e acertos. Essa é a melhor forma de obter melhoria contínua.

A segunda dica é: invista tempo também em autoconhecimento. Como eu me sinto quando estou operando? Quais são os sentimentos, as emoções que se sobressaem em cada momento? Eu fico facilmente nervoso? O que me deixa mais ansioso? Será que essas emoções estão interferindo na minha forma de operar? Com que frequência? Em que intensidade?

O seu estado emocional e mental pode estar intrinsecamente ligado aos seus resultados no mercado. E quanto mais você se conhecer, maior a chance de dominar e modificar esse estado mental. O autoconhecimento é essencial para você adquirir o mindset de sucesso sobre o qual vou abordar mais adiante.

 

#3: Estrutura Física

Outro elemento que você precisa ter para ser um Trader de Sucesso diz respeito à estrutura física necessária para você operar.

Existe um conjunto mínimo de recursos necessários e você já deve estar ciente disso. Você precisa de um computador com configurações mínimas, uma conexão com a internet, ter conta e grana em uma corretora, ter uma plataforma de operação e uma linha telefônica disponível pra emergências, entre outras coisas.

No universo dos computadores, existem equipamentos altamente desenvolvidos e super potentes, teclados e mouses cheios de recursos, telas dos mais diversos tamanhos, e é claro que você paga por isso. Mas, se você está começando, possivelmente não precise investir uma grana alta montando uma super tradestation. O que você precisa buscar com a estrutura que você possui ou está disposto a montar, é que ela esteja de acordo com os seus objetivos e com a forma como você pretende operar ou já opera.

Por exemplo, se você quer operar como um scalper, você precisará de um computador com uma configuração melhor, mais rápido, mouse e teclado com fio, assim como uma conexão com a internet super estável e veloz, pois isso poderá ter grande influência na aplicação da sua técnica. Agora se você vai operar mais como um daytrader, comprando ou vendendo no início do dia e mantendo a posição por um período mais longo, ou vai operar swing ou position, provavelmente ter uma internet ultraveloz e um supercomputador não irá fazer diferença significativa.

Além disso, se você for operar por um longo período durante o dia, é importante prestar atenção ao seu conforto e ergonomia. São itens como a sua cadeira em termos de conforto e ajustes, a sua própria postura, a disposição e altura das telas, a maciez do mouse e do teclado. Vai por mim que esses pequenos detalhes, no longo prazo, farão grande diferença. Às vezes, um pequeno ajuste na cadeira, ou ainda, a mudança na posição ou ângulo de uma tela podem alterar completamente a sua disposição ao longo do dia para operar.

Outra dica que eu te dou em relação à estrutura física é você ter o plano B definido. E o que eu quero dizer com isso? É você previamente definir o que fará em casos de emergência. Por exemplo, se acabar a luz e você estiver posicionado, o que fará? Ou então, cai a sua conexão com a internet, e aí? Vai tentar zerar a posição pelo homebroker através do celular usando o 4G? Vai ligar para o seu assessor? E se o seu celular estiver sem bateria no momento?

Já em relação à corretora, muitos traders ficam buscando os menores custos operacionais e se esquecem de avaliar a confiabilidade da sua estrutura ou a prontidão do atendimento. Baixos custos operacionais são importantes, é obvio, mas você precisa poder contar com o seu assessor, com o suporte da sua corretora caso seja necessário. E além disso, não adianta você ter custos baixíssimos se sua corretora vive dando problema, se a conexão dela com a bolsa é instável.

Fique atento a esses detalhes dos recursos físicos que você precisa para ser um bom trader e não ficar na mão, mas não gaste mais energia do que o necessário com esse aspecto.

 

#4: Prática Operacional

O quarto elemento que você precisa para ser um Trader de Sucesso é a prática. Não adianta você ficar apenas estudando a teoria, pois você precisa de prática, você precisa efetivamente operar.

Se você está começando agora nesse universo, eu recomendo a você fazer uso do simulador por um tempo. Pois nesse estágio, você precisará aprender a usar a sua plataforma de operação e as ferramentas, a aplicar e testar a sua técnica. E você não precisa perder dinheiro para adquirir essa familiaridade com a plataforma, com as ferramentas. Você pode muito bem usar o simulador para criar agilidade para só depois passar a operar na conta real.

Dentro da prática operacional, eu incluo outro conceito amplamente difundido no universo do Trader que é o “tempo de tela“. É o tempo acumulado que você fica operando e analisando o mercado. E nesse tempo de tela eu incluo algo mais: o tempo que você passa se dedicando a obter conhecimento, a estudar, tanto novos conteúdos como também os seus trades. Lembrando que para se obter sucesso, você precisa dos dois, do conhecimento e da prática.

O conhecimento aliado com a prática te traz segurança, confiança na sua capacidade. E ter confiança –  mas não estou falando do excesso de confiança infundada, e sim de ter segurança naquilo que está fazendo baseado no seu conhecimento – é fundamental para performar bem no mercado.

Você precisa estar ciente que, em 99% dos casos, o sucesso não acontece da noite para o dia. Portanto, demora um tempo para você se tornar um Trader de Sucesso. Se você realmente quer se tornar um profissional, você não deve buscar os ganhos rápidos. Você precisa focar na caminhada,  buscar a consistência dos gains e as outras habilidades que só a prática (aliada ao conhecimento) irão lhe trazer com o tempo.

 

#5: Seguir Regras

Outro elemento que você precisa desenvolver para obter sucesso no mercado financeiro é a arte de seguir regras.

Às vezes, parece até contraditório pois muitas pessoas procuram o mercado financeiro porque querem liberdade, mas se deparam com um universo onde é preciso seguir muitas regras, manter muita disciplina. A grande diferença é que quem estabelece as regras é você.

E essas regras vão garantir que você permaneça no jogo, que você sobreviva fases de instabilidade até atingir a consistência dos ganhos e o sucesso, e muito provavelmente são as regras que vão garantir a continuidade do seu sucesso.

Assim que você tiver um pouco de conhecimento de mercado, assim que você for começar a realmente operar, você precisará elaborar um Trading Plan, um Plano de Trades. Você precisará estabelecer as suas metas de ganhos, os seus limites de perdas, os requisitos para evoluir para a próxima fase desse plano e também para regredir caso as coisas não estejam dando certo. Precisará definir qual será a estratégia ou as estratégias com que irá operar, de que forma, em que ativos, em quais horários, etc.

Eu já disse aqui que, no mercado, há uma infinidade de possibilidades e tentar fazer um pouco de cada, o tempo todo, dificilmente vai levar você a se tornar bom em alguma coisa. E acredite em mim, se você quer ter sucesso, quer ter bons resultados como Trader, você precisa ser bom. Então você precisa de foco, precisa definir em quais ativos focar e quais estratégias e forma de operar irá utilizar.

Mas, se você almeja operar várias coisas, a dica que eu te dou é: domine primeiro um único nicho, um único ativo, uma única estratégia, e só depois que você masterizou aquele conhecimento na prática, então mude pro próximo, e assim sucessivamente.

Você pode criar suas próprias regras, sim, mas é preciso que você as siga. Ficar o tempo todo mudando as suas regras vai dificultar e muito a sua trajetória. Então, se você quer ter sucesso, acostume-se com um Trading Plan e use-o com toda a disciplina que você tiver. E se você não tiver disciplina, trate de adquiri-la.

 

#6: Mindset de Sucesso

O sexto elemento é o meu queridinho e não poderia deixar de ser, afinal de contas, ele diz respeito a você desenvolver o mindset de sucesso. E desenvolver o mindset de sucesso inclui principalmente dois fatores:

  • o controle emocional e
  • a mentalidade de empreendedor

Sobre Controle Emocional.
Você pode ter certeza  que o mercado vai testar você em todos os sentidos. Ele vai expor você às mais diversas situações de estresse e de tensão, vai testar todos os seus limites e pode até bagunçar o seu psicológico. Então, quanto mais equilíbrio emocional você tiver melhor você irá lidar com essas situações e maiores são suas chances de se tornar um Trader de Sucesso.

Portanto, não basta você ter muito conhecimento de mercado, de estratégias operacionais, saber o que você está buscando no mercado, ter os melhores recursos de estrutura física à sua disposição, dedicar bastante tempo à prática se você não tiver controle emocional. Porque dessa forma você muito provavelmente não vai atingir grandes resultados.

O grande motivo pelo qual você precisa realmente ter controle sobre as suas emoções é que elas estão diretamente relacionadas com a sua forma de agir e consequentemente com os seus resultados. Então, se você não controla as suas emoções, você dificilmente irá controlar os seus resultados. Ter controle emocional nos trades vai garantir que você consiga executar a sua técnica a sua estratégia, para que você possa verdadeiramente expressar todo o seu potencial e obter os resultados que você almeja no mercado financeiro.

E aqui no MarketMinds, nós vamos falar muito sobre isso!

E sobre a Mentalidade de Empreendedor.
Lembra que eu disse lá no início desse artigo que a maioria das pessoas que querem se tornar Traders estão insatisfeitos com seus atuais empregos??? Pois então, só que acontece muito de elas deixarem o emprego, seja no setor privado ou no funcionalismo público, mas continuam com a mente de empregado.  Continuam esperando receber uma quantia fixa no final do mês, tem dificuldade para aceitar as incertezas em relação aos ganhos, as imprevisibilidades que podem ocorrer e aceitar que a perda faz parte do jogo. E elas continuam querendo seguir ordens de outras pessoas.

Só que a profissão de Trader se assemelha muito com a de um empresário.  E ter um negócio incorre em despesas, perdas, impostos, incertezas, estresse e risco. E como empresário, você deve elaborar as suas próprias estratégias. Você até pode e deve tirar aprendizado das experiências e dos ensinamentos de outras pessoas, mas você deve adaptar tudo isso à realidade do seu negócio. Só assim você irá maximizar o potencial e os ganhos da sua empresa, que no caso, é você como Trader.

Nesse universo, Você é o seu próprio chefe, você estabelece as regras do seu negócio, assim como os objetivos que quer com ele, e os resultados que você irá obter vão depender única e exclusivamente do seu esforço, da sua dedicação.

É assim que o MarketMinds traz para você muitos conteúdos adaptados do mundo dos negócios, do mundo do empreendedorismo, para o universo do Trader, justamente para te ajudar a desenvolver essa mentalidade de empreendedor, para que você tenha sim o mindset adequado para ser um Trader de muito Sucesso.

 

Recapitulando:

Os 6 elementos imprescindíveis para você se tornar um Trader de Sucesso são:

    • ter objetivos claros do porquê você quer esse sucesso e quais são aos suas metas como Trader
    • adquirir conhecimento de mercado, dos ativos, das estratégias e principalmente de você mesmo
    • ter uma estrutura física adequada à sua forma de operar ou aos seus objetivos
    • praticar muito, acumulando tempo de tela e tendo consciência de que o sucesso se constrói ao longo do tempo com passos planejados
    • seguir regras, ter um trading plan bem definido e a disciplina para segui-lo
    • desenvolver o mindset de sucesso através do controle emocional e da mentalidade de um empreendedor

E você precisa de TOOOODOS ELES. É o conjunto desses elementos que vai fazer de você um Trader de muuuuito Sucesso, que vai garantir que você obtenha maiores e melhores resultados no mercado financeiro.

 

Vamos juntos rumo ao sucesso!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders