Escolha uma Página

Com que tamanho de mão devo operar?

por | 25 / setembro / 2018

Você sabia que o tamanho da sua mão pode interferir nos aspectos psicológicos em relação a forma como você enxerga o mercado e consequentemente em como você opera?

Eu aposto que você inclusive já constatou isso na prática. Ou vai me dizer que nunca tentou aumentar a mão numa operação, operar com um volume financeiro mais alto e sentiu seu coração disparar, começou a suar frio, o estômago embrulhou… teve praticamente uma crise de ansiedade e talvez até pânico por conta disso? Só que era uma operação que não era novidade pra você, que seguia a sua estratégia, o único fator diferente era o tamanho da sua mão, não é mesmo?

O tamanho que você deve operar, ou seja, o número de contratos ou lotes que vai entrar na operação e consequentemente o volume financeiro, vai depender muito da sua estratégia operacional, das técnicas que estiver utilizando e dos seus objetivos. E você bem sabe que eu não estou aqui pra falar de técnicas. Estou aqui pra falar de aspectos mentais, emocionais e comportamentais relacionados a isso.

E qual a relação do tamanho da sua mão com esses aspectos? TUDOOOOO.

Ou vai me dizer que você nunca passou pela experiência de entrar mais pesado numa operação que está acostumado a fazer com um tamanho X, aí decide que precisa operar maior pra ter mais lucros, dobra a mão e parece que você fica burro e cego, que esquece toda a sua estratégia, faz tudo errado e leva aquele tombo?
Aí quando volta a operar com a mão menor nada disso ocorre?

 

Muitas pessoas me dizem que não conseguem aumentar a mão, que ficam estagnadas num patamar e acabam se vendo obrigadas a alongar operações, ou então, operar bem mais pra conseguirem evoluir e ganhar mais dinheiro do que hoje estão conseguindo no mercado. Com isso, muitas vezes acabam bagunçando todo o operacional delas (e muitas vezes também o psicológico) porque precisam fazer muitas mudanças pra conseguir mais resultados.

Continuar Lendo

E aquela estratégia bacana, que estava gerando consistência, deixa de funcionar.

Uma opção que você tem para ganhar mais no mercado é operar mais pesado, entrar com mais contratos nas operações utilizando as mesmas estratégias operacionais.
Só que quando você aumenta a mão, você não só aumenta o potencial de ganho da sua operação, mas o potencial de perda também.
E você está preparado para perder mais dinheiro?

A sua mente aceita perder essa nova quantia que corresponde ao seu stop com a mão 2, 5, 10 vezes maior???

Qual será o efeito psicológico que isso irá gerar em você? Cegueira momentânea pras informações do mercado? Vai travar o seu dedo na hora de clicar na boleta? Vai gerar uma crise de ansiedade que vai tomar contar de você e comandar as suas ações?
Pois tem o potencial de provocar tudo isso. E esse é o principal fator que limita muitas pessoas de conseguirem aumenta a mão: a ansiedade e o medo gerado pelo fato de poder perder mais dinheiro.

Tem um artigo nosso com uma estratégia muito legal pra você trabalhar isso, que é um ensaio mental que te ajudar a lidar com as perdas.
Vou deixar o link aqui.
Essa é uma excelente ferramenta para te ajudar a aceitar perdas maiores do que as atuais e com isso conseguir aumentar a sua mão e também elevar o seu potencial de ganho usando as mesmas estratégias com que você já vem obtendo bons resultados.

 

A minha dica pra você em relação ao tamanho da mão é que você não opere grande demais que não consiga executar o que precisa, que fique travado, que não consiga entrar nas oportunidades que visualiza, que não consiga manter o seu controle emocional ou então stopar quando precisa e virar torcedor.

Mas também, que não opere pequeno demais que não se sinta desafiado, que não dê importância e atenção plena pro que está fazendo. É bom você estar sempre um pouco fora da zona do conforto, que é quando em geral damos o nosso melhor e a nossa máxima atenção.
Isso pode contribuir para você evoluir, ganhar mais e atingir os seus objetivos dentro do mercado.

E é interessante você fazer um aumento progressivo de mão, aos poucos, se isso fizer sentido pra você. Pensa só, se você conseguir consistentemente aumentar um contrato/um lote, ou alguns poucos por mês, ou a cada 2 meses, que resultados terá potencial de ter daqui a um ano? E pra isso, você precisa de um trading plan, um plano de trades, com vários níveis que te permita ir aumentando a mão.
Já falei disso no vídeo sobre Trading Plan, que inclusive, você pode conferir aqui.

 

Opere do tamanho que te permita fazer o certo, te permita agir conforme o seu plano, e que te permita evoluir em direção aos seus objetivos no mercado.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders