Escolha uma Página

Comecei o dia perdendo, e agora?

por | 2 / outubro / 2018

Muitas pessoas me dizem que se começam o dia tomando um prejuízo, levando um stop, elas travam e tem uma dificuldade imensa de fazer a próxima operação, pois ficam com medo de levar outro stop.

Elas entram no universo do “e se”: “e se eu tomar mais um stop, vai ser o segundo do dia, aí se eu tomar o terceiro vou ser stopado”, “se eu for stopado… puts.. ferrou… vai ser o segundo dessa semana”.
E você viaja nesse mundo, só que ei… você apenas tomou um stop que tá dentro do seu gerenciamento de risco, nada do restante aconteceu ainda e pode nem vir a acontecer. Só que nessa viagem você gasta energia mental e gera sentimentos negativos de ansiedade, medo e fica mais difícil continuar operando depois disso.

Ou então, você já começa a se questionar se a sua análise está boa, se a sua leitura do dia não tá errada e já coloca um monte de dúvidas na sua mente que vão bloqueando ainda mais a sua capacidade de ação.
Já começa aqueles questionamentos: “será que o dia não é de baixa, e eu tô vendo compra?”, “puts… será que eu não devia ter levado em consideração aquela notícia dos golfinhos asiáticos na minha análise?”

E outros ainda desanimam… aquele pensamento do tipo: “afeee… não acredito que hoje vai ser mais um dia de loss”.
Já pressupõem o resultado do dia inteiro com base em um única operação!
Não né! A não ser que já tenha batido no seu limite de perda diária, ainda tem muito jogo pela frente.

Continuar Lendo

É igual no futebol. Quantos times não entregam o jogo inteiro porque levaram um gol logo nos primeiros minutos?

Mas você bem sabe que tem mais 40 minutos de bola rolando. E pro seu time do coração você diz: “vai lá, tem muito jogo pela frente, dá pra recuperar e reverter esse resultado, vamos pra cima deles ganhar”. Agora quando é pra você fazer isso pra você mesmo, aí não faz né, aí já entrega o resultado do dia inteiro por casa de uma única operação.

 

Pra você ver como operar no mercado é uma coisa que pode ser uma experiência completamente diferente de pessoa pra pessoa, o contrário também ocorre. Eu conheço vários casos de traders que dizem performar melhor se começam o dia perdendo.
É isso mesmo.
Alegam que se começam levando um stop, é como se despertasse uma força interior que faz com que eles operem no mercado com ainda mais garra, mais vontade, pra reverter aquele resultado e que usam de alguma forma, consciente ou na maioria das vezes inconsciente, esse resultado negativo como motivador pra ir em busca de um resultado melhor, pra reverter a situação.

E eu conheço alguns times de futebol que são assim também.

Isso pode ser positivo sim, mas é preciso tomar cuidado pra essa vontade de reverter não vir acompanhada de uma raiva do mercado ou uma ansiedade de querer fazer isso logo e acaba entrando em operações só por entrar e não porque realmente são boas oportunidades.

Mas e você?
Diz aí, escreve aqui nos comentários, você fica tenso se começa o dia perdendo, trava ou desanima?? Ou é desses que parte pra cima até com mais determinação? Ou então, isso é indiferente pra você? O resultado negativo da primeira operação não interfere no restante do dia?
Responde aí!
O que acontece se você toma um stop na primeira operação do dia?

 

Independente de qual for o seu caso, o que importa é você analisar cada trade de forma individual.
Não é porque o primeiro deu gain, ou deu loss, que o segundo vai dar.

Eu gosto de dizer que é igual num jogo de tênis, a disputa é ponto a ponto, e para um tenista performar bem, independente se está ganhando ou perdendo, ele precisa focar no momento presente, no ponto que ele tá disputando agora, e não deixar que o resultado dos pontos, dos sets, dos games anteriores interfiram no seu estado mental pra jogar o ponto em questão.

Ahhh, e uma dica: se você tem problemas com o resultado negativo das primeiras operações do dia, experimente executar seus primeiros 2 ou 3 trades do dia na conta de simulação. Assim você pode ser se a sua leitura está alinhada com o mercado, fazer os ajustes e então ir com mais confiança pra conta real.

É claro que isso depende muito da sua forma de operar, das suas estratégias, se você faz operações longas, que duram horas, aí pode não fazer muito sentido.
Mas se você achar que pra sua forma de operar faz, então experimenta.
É apenas uma dica que pode te ajudar.

E se experimentar, depois volta aqui pra dizer como foi pra você.

 

Até logo!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders