Escolha uma Página

Como acabar com a raiva de ser violinado nos trades

por | 30 / abril / 2019

O que significa a expressão “ser violinado”?
Sinceramente, eu não sei de onde surgiu – inclusive, se você souber, escreve aqui nos comentários.

Mas a expressão “ser violinado” é quando você está numa operação, posiciona o seu stop em determinado ponto, o mercado vai até lá naquele ponto, pega o seu stop, pode até andar mais um pouquinho contra ou não, mas em seguida vai na direção de onde estava o seu objetivo inicial de gain, só que aí, você já está de fora, você já foi stopado.

E muuuuitas vezes isso pode gerar uma raiva muito grande, acompanhada aqueles pensamentos do tipo: “mercadinho desgraçado… fez isso só pra me stopar e agora ta aí, fazendo o que eu achei que ia fazer!!!”
Quem nunca viveu essa raiva de ver o mercado pegar seu stop e depois correr pra onde tava o seu gain?

 

O grande “problema” da violinada, que gera essa raiva ou essa frustração, é você ver que a sua análise estava certa, que o mercado realmente fez o movimento que você acreditou que ele faria, mas você não ganhou, pelo contrário, você perdeu dinheiro com isso porque foi embora da festa antes de cortarem o bolo.

Aí você pode começar uma série de questionamentos e de diálogos internos:
“Poxa, a minha análise estava certa, se eu tivesse segurado um pouco mais a posição, se tivesse colocado o stop um pouco mais pra baixo, agora teria batido a meta da operação, e talvez até do dia”.

Continuar Lendo

E por viver isso algumas ou várias vezes, pode ser que quando o preço estiver vindo pegar o seu stop, você pense: “ah não, dessa vez não!” E aí vai lá, coloca o stop mais pra baixo ou até tira o stop da operação.
Se der certo, se realmente o mercado voltar e for pro seu gain, aí é só alegria. Aí você pensa, tá vendo, eu tinha razão, era isso mesmo que eu deveria ter feito.
Só que, e se acontecer o contrário, se o mercado continuar caindo ou subindo (depende do lado que você estiver, mas a ideia é que o mercado continue a andar contra a sua posição). E aí, você vai stopar onde? Você vai perder quanto? E você está preparado pra essa perda maior?
Isso é arriscado, pois essa possibilidade de perder mais dinheiro do que o previamente “planejado” na operação pode ser o start pra uma espiral de autossabotagem.

 

E aí você pode me dizer:
“Beleza, Luana, não tenho pretensões de mudar o stop de lugar, mas como eu lido com essa raiva quando isso acontece?”

Vamos lá…
Em primeiro lugar, é muuuito importante que você tenha um diário de trades, que você registre as informações das suas operações, e dentre elas, que anote se você foi violinado, por quantos pontos, se teria dado gain ou não caso permanecesse na operação.
E você precisa periodicamente analisar essas anotações.
Só assim você poderá realmente conferir se você está sendo violinado com frequência ou não.

Às vezes, você acha que isso está acontecendo muito, só que quando vai analisar seu diário de trades percebe que acontece em menos de 10% das operações. E aí eu te convido a se questionar, será que é algo que merece toda sua raiva e atenção pra ser modificado nesse momento? Será que não é melhor aceitar essas violinadas e gastar a sua energia em melhorar outros aspectos que são mais limitantes nesse momento?

Lembra do Princípio de Pareto em que 20% dos nossos esforços geram 80% dos resultados? Será que essas operações que “teriam” sido boas se você tivesse permanecido realmente representam um grande diferencial nos seus resultados?
Então, porque agregar tanto valor emocional a elas?

 

Ser violinado faz parte do jogo.

 

Entenda e aceite isso. Você não vai acertar todas as entradas, e mais, você NÃO PRECISA acertar todas as entradas, você não precisa ser o cara que sempre acerta o olho da mosca pra ganhar dinheiro no mercado.
E acredite em mim, mais vale você manter a sua disciplina, levar esses stops, respeitar o plano, do que correr o risco de cair numa espiral de autossabotagem e perder 10, 20, 30 vezes esse stop.

Claro que muitas vezes, à medida que você evolui como Trader, começa a ter uma sensibilidade maior se vale mover o stop alguns ticks porque não desconfigurou a análise e o mercado está mostrando sinais que realmente vai pro lado que você analisou, ou até aumentar a mão nesse ponto. Mas pra fazer isso, você precisa de uma certa experiência e saber exatamente o que você está fazendo, por que está fazendo e confiar na sua capacidade de ação, de que se perder mais saberá exatamente onde encerrar o trade e realizar o prejuízo.

Então, quer combater essa raiva por ser violinado, foca mais na disciplina, dá mais valor pra seguir o plano.

 

Agora, se ao analisar suas operações você perceber que ser violinado é muito recorrente, aí temos um indicativo de que você precisa rever alguma coisa.
Possivelmente refinar ou mesmo diminuir as suas entradas. Talvez você tenha que ajustar a sua técnica. Talvez você esteja entrando cedo demais nas operações por ansiedade, por “medo de ficar de fora” da operação, do mercado fazer o que você visualizou e você estar de fora da operação.
Muitas vezes, por você entrar cedo de mais no trade, o stop da sua estratégia fica curto e a violinada acontece.
Talvez você tenha que ajustar o stop em função do momento que o mercado está passando.

A grande questão é que se você não tem esse controle e monitoramento dos seus trades, se você não faz essa análise periódica, fica difícil ter informações claras pra trabalhar, pra saber o que ajustar para reduzir as violinadas, se é que vale realmente a pena se preocupar com isso nesse momento.

 

Agora pensa, analisa, veja se esse conteúdo faz sentido pra você e lembre-se da célebre frase de Nelson Mandela: “eu nunca perco, ou eu ganho, ou eu aprendo”.

 

E se você me acompanhou até aqui, te convido a ajudar a divulgar ainda mais esse conteúdo.
Deixa aqui o seu comentário dizendo se gostou desse conteúdo e como você lida com as violinadas.
Lembre-se que compartilhar a sua experiência pode ajudar outras pessoas.

 

Até a semana que vem!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders