Escolha uma Página

Como lidar com uma fase ruim no mercado?

por | 12 / fevereiro / 2019

O artigo de hoje é especialmente pra ajudar quem está numa fase ruim nos trades, pra quem tá numa fase difícil. Se esse não é o seu caso, confira também. Eu torço pra que você nem entre numa fazer ruim, mas se entrar, já vai estar bem avisado do que deve e do que não deve fazer.

E já aproveita agora pra compartilhar nosso conteúdo senão quem vai entrar numa fase ruim sou eu!
Eu conto com você pra ajudar a gente a crescer ainda mais pois isso me dá disposição pra produzir cada vez mais conteúdos pra você.

 

Na nossa vida, muitas vezes existem dois mundos muito diferentes, um chamado expectativas e o outro chamado realidade, algo do tipo isso:

 

Éhhh, com você é mais ou menos assim???
Comigo não é diferente.

 

Na nossa vida, é normal passarmos por fases ruins, por momentos difíceis. A nossa evolução não é uma linha reta e em geral são vários ciclos de alta, de momentos bons, de fases boas, em que você se sente o máximo, que é capaz de fazer qualquer coisa, que tudo vai dar certo, que quase não consegue passar pela porta de tão grande que tá a sua alto estima, se sentindo tipo Mulher Maravilha, Clark Kent arrancando a roupa e decolando de Superman, Bruce Wayne deslizando pelas ruas de Gothan city com o batmóvel…

“Tá Luana, acho que eles já entenderam…”

Pois é! E aí você tá numa fase super boa, animado, contente, tudo indo bem e parece que vem algo só pra estragar e tudo começa dar errado. Parece que você sai do ciclo de alta pra uma correção, e muitas vezes nem parece uma correção, parece mais uma reversão de tendência mesmo… parece que tá indo tudo ladeira abaixo.

 

E no mercado, como Trader, em geral é a mesma coisa.

Continuar Lendo

Você tem fases ótimas, que percebe a sua evolução, as melhorias, que parece que tudo vai dar certo… que agora vai! Agora você vira a chave e atinge a consistência!
E tem momentos em que você se esforça, se dedica, teoricamente faz tudo como deveria fazer, acorda cedo, estuda o mercado, cuida da sua saúde, da sua alimentação, se esforça pra manter a disciplina, revisa suas operações, e mesmo assim não tem bons resultados, e mesmo assim não vê evolução.

E o que acontece pra maioria das pessoas é que, diante de uma fase ruim, você tende a desanimar. E quando desanima, começa a fazer menos: já não levanta todos os dias no mesmo horário, já não estuda o quanto deve, já não revê os seus trades, já não cuida tanto assim da sua alimentação, já não vai na academia…

Afinal de contas, você estava fazendo tudo isso, direitinho, como manda o figurino, e aparentemente não estava dando resultados, então por que se esforçar tanto?
Por que se dedicar tanto, não é mesmo?

 

E é aí que mora o perigo! É com isso que você precisa tomar muito cuidado.

 

Quando você começa a fazer menos, a deixar de fazer o que pode contribuir pra sua evolução, aí sim a tendência é piorar o seu desempenho, os seus resultados, aí sim passa de uma correção pra uma reversão de tendência, aí sim é ladeira abaixo… Só que é aí que vai ficando cada vez mais difícil você reverter essa situação pois você vai ficando cada vez mais desmotivado, frustrado com os seus resultados e torna-se cada vez mais difícil você sair dessa fase ruim e voltar pro ciclo de alta.

“Ah, que estudar os trades, que nada… fiz isso o mês inteiro e não adiantou… vou assistir Netflix que me deixa mais feliz”.
“Ah, hoje eu não tô legal, não vou acordar cedo e fazer minha rotina matinal, vou levantar só na hora de começar a operar”.

 

Muitas vezes o que você precisa não é de mais motivação, mas sim, de mais disciplina.

 

Então para de mimimi e continua fazendo o que você sabe que precisa ser feito. Continue fazendo as coisas que podem contribuir pra sua evolução, pra melhorar os seus resultados. Muitas vezes é só “correção”, é só uma fase difícil. Então, segura esse trade aí que daqui a pouco vai voltar a subir. Às vezes, é só uma questão de tempo, de você continuar praticando, continuar se dedicando, pra você dar o salto que precisa pra sair dessa fase e voltar a evoluir.

Nada de reduzir o ritmo, de deixar de fazer o que deve. Continue a acordar cedo, continue a se dedicar aos seus trades, continue estudando o mercado, continue sendo disciplinado.

 

E eu digo mais: é nas fases difíceis, é quando as coisas estão ruins que muitas vezes você precisa fazer ainda mais, dar o seu melhor, o máximo que pode.

E se você acha que chegou no fundo do poço… bom, esse pode ser o melhor lugar pra você pegar um impulso.

 

Então, keep going!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders