Escolha uma Página

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

por | 14 / maio / 2019

Num artigo anterior, eu já expliquei o que são crenças e a influência que elas tem na nossa forma de agir e consequentemente nos nossos resultados. Se ainda não leu, aqui está o link: Suas crenças determinam seus resultados no mercado.

E hoje vamos falar um pouco mais sobre crenças limitantes e como modificá-las.

Crenças limitantes, como o próprio nome já diz, são aquelas que tornam mais difícil pra você atingir determinado objetivo. E em relação a Ser Trader, a ter bons resultados no mercado financeiro, existe uma infinidade de crenças que podem dificultar a sua trajetória. Coisas do tipo: “dinheiro que vem fácil vai fácil”, “precisa-se de anos de estudo e várias perdas pra se dar bem no mercado”, “eu não consigo ser disciplinado”, “dinheiro honesto é aquele que vem com muito suor”, e por aí vai…

O primeiro passo é você identificar a crença e perceber a dificuldade que ela cria para você atingir o seu objetivo, ou seja, que ela é limitante.

Continuar Lendo

Identificar uma crença nem sempre é uma tarefa fácil, pois muitas estão enraizadas no nosso subconsciente.
Alguns indicativos são as afirmações e negações que fazemos, como por exemplo: “eu sempre devolvo o lucro se bato a meta logo cedo”, “eu nunca consigo seguir meu plano de trade”, “é difícil pra acordar cedo de manhã”. Essas expressões como “eu nunca”, “eu sempre”, “é difícil”, “não consigo”, podem ser indicativos de crenças limitantes.
E também aqueles assuntos que parecem perturbar um pouco, que são desconfortáveis pra conversar.

Uma vez identificada a crença limitante, aí sim podemos trabalhar para acabar com ela.
E a melhor forma de combater uma crença limitante é ressignificando-a, é reescrevê-la de forma a transformá-la numa crença fortalecedora.

De que forma?

Bom, lembra que eu te falei que as crenças nascem das ideias e o que torna uma ideia em uma crença são as referências, os fatos que você usa para afirmá-la? Pra embasá-la?
Então, vamos supor que você possui a crença limitante de que “não consegue ser disciplinado” – e isso certamente é uma barreira muito grande para você atingir seus objetivos no mercado, nesse ambiente que requer tanta disciplina.

Se você parar pra pensar, irá encontrar na sua mente vários fatos que reiteram, que tornam essa crença verdadeira. Você pode lembrar das inúmeras vezes que tentou parar no seu limite de perda diária e não conseguiu, que acabou perdendo bem mais que o desejado. Pode lembrar das várias vezes que tentou acordar mais cedo e não conseguiu, de quando era criança e constantemente chegava atrasado na aula, da academia que pagou e não foi, e n outras situações que irão dizer a você: “é… realmente, você não consegue ser disciplinado”.

E você segue sendo indisciplinado para ser coerente com isso que você acredita, não é mesmo?

Então precisamos mudar a forma como pensamos, modificar aquilo em que acreditamos. E uma excelente forma de fazer isso é “reescrevendo” a sua crença.

Em vez de acreditar que você “não consegue ser disciplinado”, passar a crer que você “é capaz de manter a disciplina”.
E para fazer isso precisamos percorrer a nossa mente em busca de situações, de momentos, de fatos para embasarmos essa nova afirmação.

Em algum momento da sua vida, em alguma atividade, você foi disciplinado? Você manteve a disciplina em alguma atividade que se propôs ou que propuseram pra você fazer? Qualquer que seja, independente da área.
Pode ter sido quando decidiu estudar pra passar na faculdade ou numa prova específica, um período que frequentou consistentemente a academia, que cuidou da alimentação, que frequentou aquele cursinho. Qualquer coisa…

Se você consegue pensar em momentos que você manteve a disciplina, então você possui essa programação dentro de si, você só precisa reativá-la.
E quanto mais fatos, quanto mais momentos e situações você puder lembrar e reviver, mais embasamento você dá pra essa nova crença, mais a sua mente passa a acreditar que você pode sim ser disciplinado.

E aí você pode me dizer: “OK, Luana, entendi… só que eu nunca consegui manter a disciplina. Não consigo pensar em nenhum momento, em nada na minha vida pra embasar… O que que eu faço então?”

Você já ouviu a expressão “fake it until you make it” (finja até que se torne realidade)?

Pois bem. Psicólogos clínicos e experimentais demonstraram, além de qualquer sombra de dúvida, que o sistema nervoso humano não é capaz de distinguir entre uma experiência “real” e outra que seja imaginada vividamente e em detalhes.
Nosso sistema nervoso não sabe distinguir a diferença entre uma experiência imaginada e uma experiência real.
Então, se você não consegue buscar na sua própria história fatos e experiências para embasar, IMAGINE… imagine com riqueza de detalhes e de forma bem vívida. Imagine-se sendo disciplinado em diversas situações, viva intensamente isso, sinta as sensações que isso traz, grave essas informações na sua mente!

E aqui vale uma observação muito importante: ficar repetindo a todo momento “eu não consigo ser disciplinado”, só reforça ainda mais a crença limitante.

Os seus pensamentos têm poder, tem influência sobre a sua mente, consequentemente sobre suas ações e resultados.

Então, em vez de reforçar a crença limitante, questione-se. Quando perceber que esse pensamento surge, lembre-se das vezes em que você foi disciplinado e diga a você mesmo “eu sou capaz de manter a disciplina”.

Lembre-se que nossas crenças têm um influência enorme nos resultados que obtemos no mercado e na vida.
Dedique um tempo para identificar as suas e, uma vez identificadas aquelas que limitam você, ressignifique-as, reescreva-as.

Essa é uma ferramenta poderosa para combater crenças limitantes e promover profundas mudanças em você!

E se você gostou desse conteúdo, deixa o like aqui, comenta dizendo o que achou, compartilha pelo amor de Deus nas redes sociais pra gente fazer o Market Minds crescer cada vez mais e eu produzir cada vez mais conteúdos pra vocês.

E você já sabe, eu te vejo no próximo artigo!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders