Escolha uma Página

É gain! Comecei o dia ganhando

por | 6 / novembro / 2018

O que acontece com você se a primeira operação do dia dá gain? Se você já começa o dia ganhando?
Você fica felizão com a possibilidade de bater a meta? Ou você trava? Fica com medo de devolver o lucro pro mercado?
Ou ainda, fica mais agressivo já que tem mais “gordura” pra queimar?

E de que forma isso pode impacta a sua performance no restante do dia?
Vamos falar disso?

 

Outro dia eu publiquei um artigo sobre os impactos que começar o dia perdendo pode ter no seu psicológico, que algumas pessoas travam, congelam e não conseguem mais operar por medo de perder ainda mais, enquanto outros vão pra cima pra tentar recuperar o mais rápido possível. E que em ambos os casos é preciso tomar cuidado pois isso pode gerar impactos negativos nos seus resultados! Vou deixar o link aqui pra você conferir depois.

A questão é que não é só o loss na primeira operação que pode interferir negativamente no seu desempenho ao longo do dia.
Começar o dia ganhando, por incrível que pareça, para alguns, também é um problema.

Da mesma forma que alguns travam quando começam o dia tomando um stop na primeira operação, há aqueles que TRAVAM se a primeira operação der gain.
Ficam com medo de devolver pro mercado o pouco que já ganharam e aí não conseguem mais clicar. Enxergam as oportunidades que se encaixam direitinho na sua análise e estratégia, mas não conseguem entrar na operação… o dedo congela!

E se esse for o seu caso, eu já começo te perguntando: é possível obter os resultados que você deseja no mercado, com essa única operação?
Se você me disser que sim, beleza, não vejo problema você parar por aí… mas se você me disser que não, que para atingir os seus objetivos você precisa continuar operando, então presta bem atenção no que eu vou te dizer.

Continuar Lendo

 

Se você já bateu a sua meta do dia com essa única operação, ótimo! Maravilha! Parabéns pra você! Mas e se você não bateu??

Eu já falei também que ao meu ver ficar no meio do caminho não te diz muita coisa, principalmente na fase de aprendizado. É preferível devolver, isso mesmo, devolver o pouco que você ganhou no dia e entender os pontos que você precisa melhorar, aprender as lições, do que ficar ganhando migalhas e nunca passar de nível.

Claro que você precisa desenvolver a sensibilidade de saber a hora de parar. Às vezes o mercado tá ainda mais difícil, às vezes o mercado não está para você, e você precisa pegar o que consegue, que pode ser metade da meta, 1/3, e ser grato, muito grato pelo resultado e cair fora que amanhã tem mais.
Mas dificilmente você poderá concluir isso fazendo apenas uma operação no início do dia.
Geralmente você vai poder concluir isso depois de já ter passado um pouco de sufoco.

E aqui novamente eu preciso te dizer que o que importa mesmo é o resultado do conjunto dos seus trades, e não de um trade em específico, então, para de dar tanta importância pro resultado da primeira operação e analisa o resultados dos dias, do conjunto. É isso que vai te mostrar se você está evoluindo, caminhando pros resultados que pretende obter e quais são os pontos, os aspectos que você precisa melhorar pra poder chegar lá.

Se isso de travar depois da primeira operação do dia dar gain acontece frequentemente com você, trabalhe essa questão de buscar a meta diária, torne isso o seu verdadeiro objetivo.
Dê mais valor à disciplina de seguir o plano, independentemente de ser gain ou loss, do que pro resultado financeiro. Só pare no gain ou no loss, ou se você realmente observar que o mercado não tá pra você. Isso pode te ajudar a passar dessa fase, superar esse bloqueio e evoluir.

 

E tem também as pessoas que tornam-se mais “agressivas” se começam o dia ganhando, arriscam mais pois agora já possuem mais “gordura” para queimar.
Se no início do dia, pelo seu plano, podiam perder 6 pontos no dólar, 300 no índice, agora que já ganharam uma operação sentem que podem perder mais.
Isso pode ser perigoso se você começar a fazer operações que estão fora das sua estratégias operacionais, aí você corre o risco de sair do plano e quando a gente sai do plano, a chance de bagunçar o nosso emocional e fazer burrada é maior ainda. Então, tome bastante cuidado, analise se você não está se expondo demais por achar que tem mais gordura pra queimar.

E também tem aqueles que relaxam se a primeira operação da gain, que aquela pressão, aquela tensão sai das costas e conseguem até operar melhor por conta disso.
E se isso acontece com você, que bom! Porém, cuidado pra não ser igual aqueles times de futebol que fazem um gol logo no início do jogo, saem ganhando, esquecem de se preocupar com a defesa e quando vê o adversário já virou o jogo.

 

Lembre-se que cada operação pode dar gain como pode dar loss.
Tenha sempre em mente essa incerteza e imprevisibilidade do mercado!

Como diz Mark douglas, no livro “Trading in the Zone”, os melhores traders evoluíram até o ponto em que acreditam, sem a menor dúvida ou conflito interno de que tudo pode acontecer. Eles não apenas suspeitam que qualquer coisa possa acontecer, mas eles realmente acreditam nisso.

Então, desenvolva essa habilidade de ver cada operação como um jogo de probabilidades, onde pode dar gain, como pode dar loss!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders