Escolha uma Página

Ensaio Mental para Lidar com as Perdas

por | 7 / agosto / 2018

Muitas pessoas me dizem: “tá, Luana, eu sei que a perda faz parte do jogo! Mas como eu faço para aceitar isso de verdade? Como eu faço para aceitar tomar um stop, sair no prejuízo? Como eu faço para lidar com o meu medo de perder???”

Por ser um tema tão, mas tão relevante e muito frequente, eu trago pra você hoje uma técnica prática para te ajudar a trabalhar esse aspecto, pra ajudar você a aceitar de verdade tomar um stop, aceitar perder pra correr o risco de ganhar e quem sabe dar um salto aí na sua evolução como Trader.

 

A perda significa a privação de algo que já possuíamos, que já era nosso, e por isso que perder algo que havíamos de alguma forma conquistado e do qual gostávamos gera tanto sofrimento. Ninguém gosta de perder.

Nossa mente faz mais para evitar a dor do que para buscar o prazer.

E se perder é algo que gera sofrimento, é natural que a nossa mente queira evitar isso, às vezes a qualquer custo. Só que quando você evita a todo custo perder, você pode se autossabotar e evitar também de ganhar.

Perder dinheiro no mercado financeiro é algo natural, algo que realmente faz parte do jogo. A realidade é que até os melhores profissionais do mercado tem operações perdedoras. Por isso, é imprescindível, se você realmente quer atingir a consistência e ter sucesso no mercado financeiro, que você aprenda a lidar com as perdas.

Continuar Lendo

E pra te ajudar nesse processo eu trago uma técnica simples e prática pra você fazer hoje mesmo.

Ela independe de qual ativo você opera, qual o tamanho da sua mão, se você está começando ou já opera há muuuito tempo. Se você tem dificuldade de aceitar tomar um stop, de sair de um operação ou do dia, da semana, no negativo, essa técnica é pra você.

Ela é muito boa também para quem está operando no simulador e pretende passar pra conta real. Lembra do artigo que eu abordo os aspectos mentais relacionados ao simulador, aquele em que eu explico por que você é rico no simulador e só perde na conta real? O quê? Você não viu ainda? Então vou deixar o link aqui pra você ver depois.

Nesse artigo, eu disse que um dos aspectos limitantes era que o simulador não ensina você a lidar de verdade com as perdas, lembra? O nosso cérebro fica feliz quando ganhamos no simulador e temos aquela super sensação de “uau, eu consigo… eu vou fica rico assim” mas quando a gente perde, a nossa mente faz de tudo para que a gente não sofra e ignora o loss e diz “ah… é no simulador, isso nem é real!” e não sentimos os impactos negativos que a perda pode trazer.

Essa técnica que eu vou te passar ajuda justamente a aprender a lidar com essas futuras perdas e pode facilitar bastante a sua transição entre o simulador e a conta real.

Então, vamos a ela.

 

Pra esse exercício, você precisa ter um Trading Plan já definido, com seus limites de perdas em cada operação, no dia, na semana. Nós já falamos sobre isso aqui. Se você ainda não viu, mais uma tarefa que precisa ser feita.

Com os seus limites de perda definidos, podemos começar.

A técnica consiste num exercício de mentalização e pra você tirar o melhor proveito dela, deve ser feito em um local tranquilo, onde você não será interrompido, onde consiga entrar e permanecer num estado calmo e concentrado. Você deve fazer algumas respirações lentas e profundas antes de começar o exercício, para te trazer realmente para o momento presente. Se você quiser fazer uma prática de meditação antes, será melhor ainda.

 

Estando já no local tranquilo, num estado calmo, você deve fechar os olhos e imaginar, visualizar com riqueza de detalhes você operando. Visualize, na sua imaginação, você sentado no local em que opera, como você está vestido, os objetos na mesa, as suas telas, a plataforma de operações aberta, os parâmetros e indicadores que você usa, as cores na tela, a sua postura na cadeira, a sua respiração.

Agora visualize que você entrou numa operação e tomou um stop, depois outro, e mais outro, até o valor máximo que você estipulou.

Visualize a situação da perda, veja você terminando o dia no negativo… atingindo o stop loss que você definiu no seu trading plan como diário.
Como você está se sentindo de verdade? O que está se passando pela sua cabeça? Quais são os pensamentos e sentimentos que você tem nesse exato momento?

Agora, você tem o poder de criar a sua própria história. Defina o que irá acontecer logo após perceber que teve essa perda. Como será a sua reação? O que irá fazer? Vai meditar, ler, estudar? Como então estará a sua postura na cadeira, a sua respiração? Que pensamentos e comportamentos você quer escolher ter? O que você dirá para você mesmo? Como deverá estar a sua mente no dia seguinte para operar novamente? Como fará a sua preparação?

Pense tudo isso nos mínimos detalhes, com a máxima riqueza de cores, objetos, sons e até cheiros. Dessa forma, você elabora um plano de contingência para lidar com aquela perda. Você já informa o seu psicológico que aquela situação pode ocorrer e já dá informações de como todo o seu organismo deve reagir nesse momento.

Isso te dá segurança, te dá confiança e faz com que o seu racional diga para o seu irracional no momento em que essa perda ocorrer: “calma aí, tá tudo bem, eu sei o que fazer agora, a gente já pensou, já planejou isso, então fica tranquilo que eu tô no controle”.

 

Experimente fazer esse exercício, eu tenho certeza que irá te ajudar muito.
E toda vez que você evoluir no seu Trading Plan e passar a ter novos limites de perdas, maiores, refaça esse exercício que sua transição será muito mais fácil, OK?


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders