Escolha uma Página

Essencialismo: um estilo de vida para ganhar nos trades

por | 9 / outubro / 2018

Esse livro, um best-seller do autor inglês Greg McKeown, é aquele livro perfeito pra quem vive com a agenda lotada, listas imensas de tarefas, pra quem pensa e tem aquela sensação de que não tem tempo pra nada, vive sobrecarregado, faz um mooonte de coisas durante o dia e ainda tem a sensação de que não fez nada!
Você se identifica?

O autor traz o “essencialismo” como sendo um estilo de vida, mas não confunda com vida minimalista que tem a ver com você viver com o mínimo necessário. Não é sobre isso que o livro fala. O essencialismo é você reduzir os muitos ruídos que estão presentes na sua vida e que podem sugar a sua energia e colocar mais energia no que é realmente essencial pra você alavancar seus resultados, ter mais qualidade de vida e viver mais feliz.

Ele separa os “essencialistas” dos “não-essencialistas” e ilustra que os não-essencialistas dissipam as suas energias e possivelmente obtém menos resultados do que aqueles que são essencialistas, que focam, que concentram os seus esforços.

E eu acho que pode ser bem interessante você como Trader buscar inserir um pouco mais esse essencialismo na sua vida e também nas suas operações.

 

O autor enfatiza que o melhor patrimônio de que dispomos é nós mesmos. Nós somos o nosso maior ativo, então é ESSENCIAL investir em si mesmo. Se não investimos em nós mesmos, na nossa mente, no nosso corpo e no nosso espírito, prejudicamos a nossa ferramenta mais eficiente e confiável, perdemos a oportunidade de gerar mais dividendos, de obter mais resultados.
Então, pra ser um essencialista é preciso investir em você mesmo, começa por aí.

Continuar Lendo

Outro ponto interessante para você como trader é que o livro explora bem a questão do “menos porém melhor”. Ou seja, muitas vezes, para obter o máximo retorno possível, é melhor você fazer menos, porém o que for fazer executar com maestria.
Inclusive, já falei sobre isso quando falei que muitas vezes querer ficar adquirindo mais e mais conhecimento técnico, ficar aplicando milhões de setups diferentes pode gerar menos resultados do que você usar poucas técnicas com uma excelente execução. Você está dissipando a sua energia. Veja esse post aqui.

E nesse sentido, o autor traz também o Princípio de Pareto, ou princípio do 80/20, que eu já conhecia, mas é sempre bom relembrar, que diz que 20% dos nossos esforços produzem 80% dos resultados.

E isso se aplica a tudo na nossa vida. Por isso é ESSENCIAL dedicarmos a nossa maior e melhor energia a esses 20%.
E será que você sabe me dizer quais são os 20% das estratégias operacionais que geram 80% dos seus bons resultados no mercado?
Você tem focado e se dedicado a melhorar ainda mais esses 20%?

 

Às vezes, damos muito valor aos 80% que geram apenas 20% de resultado, em mudar o que está ruim e não percebemos que podemos melhorar ainda mais o que já está bom.
Pense nisso!

 

No livro, o autor diz que você precisa aplicar o essencialismo a todas as suas decisões, que o essencialista só diz SIM a 10% das melhores oportunidades. Ele usa critérios rígidos e explícitos na hora de tomar uma decisão.
E você? Tem feito isso na hora de decidir se entra em uma operação ou não?
Tá entrando porque visualizou uma boa oportunidade que se enquadra na sua análise ou só por operar? Só pra fazer alguma coisa no mercado?

Eu gostei muito que o autor diz que “se não é um SIM óbvio, então é um NÃO óbvio”. E você pode aplicar isso no seu operacional, se isso fizer sentido pra você.
Essa operação tá dentro das minhas estratégias? SIM! Eu aceito os riscos de ganho e de perdas que ela envolve? SIM. Se não for com convicção, talvez seja melhor você não embarcar nessa.

E o autor faz uma distinção bem interessante entre algo claro o bastante e algo realmente claro. Ele fala da importância de você ter a clareza do propósito, e se você acompanha o meu trabalho sabe que eu bato muuuito nessa tecla, que é preciso a clareza do real motivo de você querer ser Trader, que se não há propósito, a motivação, a força de vontade, a disciplina, a determinação, tudo se dissipa, tudo se deteriora e fica mais difícil atingir os objetivos.

 

Outro ponto que eu achei fantástico, principalmente pra quem opera em casa, é a necessidade de aprender a dizer NÃO. Porque quando você trabalha de casa, é muito comum as pessoas te delegarem um monte de tarefas.
“Ah, tem que concertar a maquila de lavar, o técnico vai vir amanhã às 9h, você acompanha ele tá?”
Ahhhh?
É alguém te pedindo pra ajudar a fazer trabalho, comprar coisas na internet, e N outros coisas…

Só que você está trabalhando, esse é o seu horário de trabalho. Então é preciso também aprender a dizer NÃO pra essas situações.

E o autor até traz algumas dicas de como dizer um não elegante:

  • você separar a decisão do relacionamento: entender que negar a solicitação não é negar a pessoa e explicar isso pra pessoa
  • você não precisa usar necessariamente a palavra “não” isso torna mais sutil e fácil da pessoa aceitar
  • você se concentrar no que irá perder, no que terá que ceder se aceitar fazer o que lhe é solicitado
  • acostume-se: em geral dizer não exige trocar popularidade por respeito
  • um “não” claro pode ser mais gentil do que um “sim” vago ou sem compromisso

 

Bom… teve vários outros pontos que me chamaram atenção no livro.

Eu abordei só alguns aqui porque tem alguns tópicos que são mais complexos e é melhor eu escrever outro artigo sobre isso.

Até logo!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders