Escolha uma Página

Ganhar dinheiro não significa operar bem

por | 31 / julho / 2018

Ganhar ou perder dinheiro não está diretamente relacionado com a qualidade dos seus trades.

Algumas pessoas comentam comigo:
“Luana, tem dias que eu saio no prejuízo ou até tomo meu stop loss diário e mesmo assim eu saio satisfeito com o meu desempenho. Eu não devia estar me sentindo mal porque perdi dinheiro?”

E é aí que tá… não necessariamente.

 

Se esse prejuízo que você teve está dentro do seu gerenciamento de risco, se você manteve-se disciplinado, se seguiu as suas técnicas e estratégias ao operar, não mudou o stop de lugar de forma irracional, se fez tudo como tinha que ser, então não tem por que você ficar se sentindo mal por perder esse dinheiro.

Pode ser que nesse dia a sua leitura não estava muito boa, havia outros fatores externos influenciando, ou ainda, pode ser simplesmente a imprevisibilidade do mercado e N outros fatores.

Perder dinheiro faz parte do jogo e você não estar se sentindo mal nesse momento pode ser justamente uma evidência de que você está realmente aceitando isso, o que é positivo! Mas desde que você tenha mantido a sua disciplina e respeitado o seu manejo de risco.

Continuar Lendo

 

E tem aqueles dias que você sai no positivo, você ganha dinheiro mas não tem a sensação de ter operado bem, de que a sua performance tenha sido digna de um trader profissional.
Nesse sentido, nós temos dois casos bem típicos.

Um deles é o trader que sai logo da operação com um gain pequenininho pra garantir o lucro, seja por ansiedade ou por medo, e depois fica com remorso porque a sua análise estava certa. O mercado andou mais um monte a favor da posição depois que ele saiu e o trader pensa: “poxa… eu poderia ter tido um belo dum gain… por que raios eu fui sair da operação???”. Aí fica se culpando por não ter segurado a posição, fica insatisfeito apesar de ter saído com lucro.

O outro caso é justamente o contrário. É quando o trader segura a posição, ela quase bate na sua realização final, no ponto onde estipulou pra sair e aí o preço volta e o trader acaba encerrando a posição no zero a zero ou na metade do caminho e novamente fica insatisfeito apesar de ter saído com lucro. Aí já coloca em dúvida a sua capacidade de leitura do mercado ou então já pensa que a sua estratégia que não funciona e por aí vai. Mas muitas vezes, ele fez tudo certo até entrar na operação, a leitura estava correta, o problema foi virar torcedor depois de entrar no trade e não reavaliar a situação. Ou então, a ganância de querer ganhar mais do que o mercado pode oferecer naquele momento. Ou simplesmente não aceitar que essas coisas acontecem.

 

A grande questão é você avaliar a frequência com que esses eventos acontecem para você. E se perceber que esses pensamentos estão frequentes demais, então verificar o que você pode trabalhar para melhorá-los. Se estiver saindo cedo de mais da operação, talvez seja controlar a ansiedade. Se está segurando muito e acaba devolvendo o possível lucro pro mercado, talvez tenha que colocar objetivos mais curtos nas operações, ser menos ganancioso.

E aí você vai fazendo ajustes para melhorar o seu operacional, para ter a performance de um profissional.

 

Além disso, você precisa tomar muito cuidado com as operações ganhadoras por “sorte”, aquelas do tipo que você achou que tinha encerrado a posição, mas continuou posicionado, até saiu da frente do computador e quando percebeu estava com um baita lucro.

Esse tipo de operação não deve gerar em você um sentimento de alegria por ganhar dinheiro, mas sim, de preocupação em prestar mais atenção, porque da próxima vez você pode dar de cara com um prejuízo que pode abalar o seu financeiro e o seu psicológico.

E muito menos ficar feliz com aquelas operações que você desrespeitou a sua técnica e estratégia mas deram gain. Por exemplo, você tira o seu stop, segura uma operação perdedora, faz um preço médio, aguenta um prejuízo enorme, depois o mercado volta e você acaba saindo com gain. Aí você diz a você mesmo: “tá vendo? Eu sabia que ia voltar”.

Isso é muito arriscado porque numa próxima vez pode não voltar e você entrar numa espiral de perda e quebrar a conta.

Então, a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo e que o seu preparo emocional seja muito bom, não faça isso em hipótese alguma.

E lembre-se: nem sempre um trade com gain é um bom trade.

 

Analise as suas operações não pelo resultado financeiro que elas proporcionaram, mas pela sua performance pela ótica de um trader profissional.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders