Escolha uma Página

Guia de Meditação para Traders

por | 6 / abril / 2018

No artigo Os benefícios da meditação para traders, falamos sobre os inúmeros benefícios da meditação para a saúde, tais como:

  • Melhora o sistema imunológico
  • Ajuda a proteger o nosso cérebro de doenças degenerativas
  • Auxilia no alívio de diversos tipos de dores, principalmente de enxaquecas
  • Ajuda no tratamento de problemas respiratórios
  • Auxilia no combate a doenças como hipertensão e obesidade

E principalmente:

  • Alivia a tensão
  • Serve como antidepressivo
  • Diminui o estresse
  • Trata distúrbios do sono

 

Agora, trazemos especialmente para você que acompanha o MarketMinds, um guia de meditação para iniciantes nessa prática milenar. Ao final desse artigo, você encontrará um link para baixar o Áudio de Meditação Guiada que fala a sua língua, feito exclusivamente para traders do mercado financeiro.

Bom, em se tratando da prática de meditação, não existem regras e, portanto, não existe fazer certo e fazer errado. Existe o melhor jeito para cada pessoa e eu quero te trazer aqui algumas dicas que podem facilitar e melhorar a sua prática, principalmente se você for um iniciante:

 

    • Procure um momento e local calmo e tranquilo. Não precisa ser um templo budista… bastar ser um lugar sem distrações, onde você não será perturbado. Pode ser no sofá da sua casa, no seu quarto. Você não precisa, nem de longe, ser um monge e passar 4 horas meditando para sentir os benefícios. Eu te garanto que alguns minutos por dia já são suficientes para trazer inúmeros benefícios. Eu, por exemplo, faço apenas 10 minutos diariamente e, pra mim, já é o suficiente para ter esses efeitos benéficos ao longo de todo o meu dia.

Continuar Lendo

 

    • O uso de fones de ouvido com músicas próprias para meditação ajuda muito, principalmente no início, para reduzir os ruídos externos e facilitar a sua concentração. Nesse sentido, permanecer com os olhos fechados também ajuda bastante na concentração.

 

    • Durante a prática, a sua mente vai tentar dispersar. Você vai focar na sua respiração e quando se der conta, já estará pensando que hoje você precisa fazer isso e aquilo. Aí é que você deve dizer pra sua mente “ok, eu penso nisso depois” e voltar a sua concentração para o momento presente. Se acontecer de novo, se perceber que está pensando que não pode esquecer de pagar a conta de luz, não tem problema: coloque esse pensamento de lado, não se apegue a ele e volte a focar na sua prática de meditação. Você verá que, com o tempo, à medida que praticar mais, esse turbilhão de pensamentos desaparecerão e você perceberá o prazer de simplesmente respirar.

 

    • Ah, algumas pessoas tem dificuldade de perceber os benefícios no início, então, nada de praticar dois dias e achar que pra você não funciona. Funciona pra todo mundo! Só que algumas pessoas precisam de mais tempo de prática para sentirem os efeitos. Então, seja persistente e você colherá os benefícios. Aplique também na meditação a disciplina de um Trader de Sucesso!

 

    • Cuide da sua postura. Durante a prática, mantenha-se sentado confortavelmente, com a coluna sempre ereta, de preferência com os braços relaxados ao longo do corpo, os ombros para trás e para baixo, longe das orelhas e o peito aberto. E outra coisa: mantenha o seu semblante calmo e sereno. Isso ajuda a passar uma mensagem de equilíbrio e tranquilidade para sua mente. Você está no controle!

 

    • Ah… e nada de cochilar. Você deve se manter calmo, mas sempre em condição de alerta, sempre consciente.

 

    • É legal você começar a sua prática com algumas respirações completas e profundas. Isso ajuda você a trazer a sua mente para o momento presente.

 

    • Outro ponto é que não existe um horário em que a meditação funcione e outro não.

 

    • Muitas pessoas de sucesso procuram iniciar o seu dia meditando, pois para eles, essa prática traz mais clareza, calma e foco ao longo do dia. Entretanto, se você só possuir um tempinho à noite, ou na hora do almoço, ou à tarde, não deixe de praticar. Medite! Eu tenho certeza que você sentirá os benefícios nos trades e também em todas as áreas da sua vida.

 

    • Existem diversos aplicativos para celular que facilitam muito pra quem está começando. Eles ajudam a controlar o tempo. Muitos oferecem meditações guiadas, músicas e outras funcionalidades que ajudam a te manter na prática. Desses, eu gosto muito do “Headspace” e do “calm”, mas existem vários outros como o “medita”, o “Eu medito”, o “5 minutos”, e por aí vai. É uma questão de testar e ver com qual você se adapta melhor.

 

    • Se você é desses que prefere aprender em grupo ou com ajuda de um instrutor, existem diversos grupos e treinamentos de meditação na internet… basta você procurar um pouco.

 

  • E o mais importante!!! Não existem regras, então pára de ficar se preocupando se está fazendo certo ou não. Está lá sentadinho, ouvindo uma musiquinha calma, tentando se concentrar apenas na sua respiração ou nos sons que está ouvindo? Então está certo… continua fazendo que você certamente vai sentir os resultados.

 

E agora, eu tenho uma surpresa para você!

É uma Meditação Guiada que eu elaborei especialmente direcionada para você que opera no mercado financeiro.

Essa meditação é excelente para você fazer no início do dia, antes de começar a operar. Ela vai te ajudar a ter mais foco, a reduzir os seus níveis de ansiedade, a te manter consciente do controle que você pode exercer sobre seus sentimentos e ainda vai te dar mais um recurso para aquele momento em que seu coração acelerar durante um trade: o controle da sua respiração.

Assim você vai começar o dia muito mais preparado para obter excelentes resultados, para ter muitos gains ao longo do dia, ou para encarar de forma madura e consciente um dia ruim.

 

Se você quiser fazer o download do áudio, clique aqui:
Áudio da Meditação Guidada para Traders
e, assim, você poderá fazer uso dela todos os dias ou sempre que você quiser.

 

Experimente!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders