Escolha uma Página

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

por | 21 / maio / 2019

Hal Elrod é um Coach de sucesso, empreendedor, autor de best-sellers e palestrante norte-americano que usa a sua própria história de vida e de transformação para mudar a vida de outras pessoas.
Hal começa o livro contando a sua história, especialmente os dois momentos mais difíceis pelos quais passou na vida. Um foi aos 20 anos, quando sofreu um acidente de carro em que não morreu por um triz.
E o segundo momento foi alguns anos depois quando se viu cheio de dívidas, em depressão, sem vontade de viver.

O curioso é que ele conta que esse segundo momento foi bem pior que o primeiro no qual quase literalmente morreu. Mas por quê?
Após o acidente de carro, ele tinha pessoas cuidando dele o tempo todo no hospital, que a vida no hospital era fácil, não precisava se preocupar com nada.
Já na segunda vez não. Ninguém sentia pena dele. Ele tava sozinho. Cada um tinha suas próprias questões pra lidar e ele tinha que se autorresponsabilizar e encontrar por si mesmo uma saída para aquela situação.

O autor afirma que teve a boa sorte de atingir o fundo do poço. Boa sorte porque foi o crescimento que ele experimentou e as lições que aprendeu durante esses momentos tão desafiadores, que possibilitaram com que ele se tornasse a pessoa que ele precisava ser pra criar a vida que sempre desejou.

E essa é uma das primeiras lições do livro…

Eu sei que você, como trader, já deve ter passado por fases muito difíceis – e talvez esteja passando por uma agora.
A questão é que não devemos odiar essas fases e não querer vivê-las, pois elas fazem parte do processo de evolução.
Então, viva a sua crise da melhor maneira possível, querendo sair dela uma pessoa e um trader muito melhor.

Hal mostra no livro que a sua vida somente começou a mudar quando ele entendeu que o nível de sucesso na vida de uma pessoa raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que você é ou está se tornando.

Continuar Lendo

A partir disso, ele concluiu que precisava dedicar tempo diariamente para o seu desenvolvimento pessoal. E através de experimentações, verificou que a melhor forma de fazer isso seria acordando mais cedo e iniciando o seu dia com práticas que promovessem esse desenvolvimento pessoal. Foi aí que ele desenvolveu o que chamou de “o milagre da manhã”. Sobre essas práticas, eu vou falar mais na segunda parte desse vídeo.

Agora eu quero te falar do que, pra mim, é uma das ideias principais desse livro.
É a ideia de que você precisa dedicar tempo todos os dias a se tornar a pessoa que você precisa ser, que seja qualificada e capaz de atrair, criar e sustentar consistentemente os níveis de sucesso que pretende alcançar.

O que vemos muito são pessoas – e talvez você seja assim, eu já fui assim em muitos quesitos da minha vida – que querem sucesso nível 10 em determinada área da vida, uma saúde nota 10, realização profissional nota 10, finanças nota 10, porém, quando analisa o seu nível de desenvolvimento pessoal nessa área, percebe que não chega nem a uma nota 2 ou 3.
E você só vai atingir esse sucesso que deseja nessas áreas quando for a pessoa que precisa ser para realizar isso. Ou seja, você só vai atingir os resultados que deseja no mercado financeiro quando você for o trader que precisa ser pra isso.

Faz sentindo, né?
E você? Dedica tempo diariamente para se desenvolver, para se tornar esse Trader?

Isso não envolve apenas estudar técnicas e estratégias operacionais, isso não envolve apenas operar. Envolve você se desenvolver como pessoa.

O autor defende que em quem você está se transformando é o único e mais importante fator determinante em sua qualidade de vida, agora e para o futuro.
Que onde você está agora é consequência do que você já viveu, mas onde você estará daqui a um ano é consequência da pessoa em quem você está se tornando. E você tem poder pra decidir a pessoa que quer se tornar, desde que dedique tempo para isso.

Outra abordagem interessante que o livro nos traz é a questão de abandonarmos a mediocridade, pois só assim poderemos atingir nosso potencial máximo.
E você bem sabe que o mercado financeiro exige que você saia da mediocridade.
O autor diz que a mediocridade não tem a ver com a maneira com que você se compara com os outros; é apenas o resultado de não assumir o compromisso de aprender, crescer e melhorar a si mesmo, continuamente. Enquanto ser extraordinário – o que leva a níveis de sucesso extraordinários – é o resultado de escolher aprender, crescer e ser um pouco melhor, a cada dia, do que você foi no passado.

Ele nos traz as principais causas da mediocridade e que você precisa combater se realmente quer vencer no mercado.

A primeira delas é a síndrome do espelho retrovisor: a nossa mente subconsciente é equipada com um espelho retrovisor autolimitador, através do qual vivemos e recriamos nosso passado continuamente. Acreditamos, de maneira equivocada, que quem fomos é quem somos e isso limita nosso potencial verdadeiro no presente, baseado nas limitações do passado.

Se tivemos uma grande perda no passado, acreditamos que teremos novamente porque não fomos capazes de nos controlar, de ser disciplinados naquela ocasião. Tomamos isso como verdade, acreditando que irá se repetir.

A segunda causa da mediocridade é a falta de propósito: é quando você não sabe o porquê você faz o que faz. Quando você não sabe o porquê você quer ser Trader. Quando você não sabe o porquê quer ganhar dinheiro no mercado. Sem propósito, é muito difícil alguém percorrer uma longa jornada.

E esse propósito pode ser qualquer coisa que reverbere em você e o inspire a acordar todo dia e a viver de acordo com essa vontade.

Outra causa da mediocridade é a nossa tendência a isolar incidentes: fazemos isso quando presumimos, erroneamente, que cada uma de nossas escolhas e ações individuais está afetando apenas aquele momento ou circunstância específica. Por exemplo, você comete o erro de pensar que perder aquele dia de atividade física só afeta aquele momento e que fará uma escolha melhor da próxima vez.

Precisamos nos dar conta de que o impacto e as consequências reais de cada uma de nossas escolhas e ações – até mesmo de nossos pensamentos – são monumentais porque cada pensamento, escolha e ação estão determinando em quem estamos nos tornando, o que por fim determinará a qualidade de nossas vidas. Quando você cede a uma dessas “vontades”, você reduz a sua força mental, você está mais longe de ser a pessoa que precisa ser. Quando você tira o stop “só dessa operação”, “só dessa vez”, você evidencia pra sua mente que você não é disciplinado. Agora quando você escolhe fazer a coisa certa e cumpre seus compromissos – sobretudo quando não tem vontade de fazer isso – está desenvolvendo a extraordinária disciplina necessária para criar resultados extraordinários.

O autor enfatiza que a pessoa que você está se tornando é muito mais importante do que o que você está fazendo, mas é o que você está fazendo que determina a pessoa em quem você está se tornando.

Mais uma causa da mediocridade é a falta de responsabilização: é colocar a culpa pelos seus resultados, consciente ou inconscientemente, em outras pessoas, no mercado, na corretora, na plataforma e por aí vai. Esse é um erro gravíssimo pois quando você coloca a responsabilidade em outra pessoa, você tira o seu poder de ação, você se torna vítima e não protagonista da sua história.

O autor fala que, em vez de reclamar de como as coisas deveriam ser, ele decidiu aceitá-las como eram.
Parando de investir energia em desejar que a vida fosse diferente, ele pode se concentrar 100% em fazer o melhor com o que eu tinha.

É a questão de mudar o foco. Você pode ficar dizendo repetidamente que você não é disciplinado, que não consegue seguir o plano, e ficar tentando entender por que isso acontece OU você pode se concentrar em mudar essa situação, em fazer o que precisa ser feito para desenvolver a sua disciplina.

Você precisa abraçar um alto grau de responsabilidade.
Isso lhe dá a alavancagem de que precisa para agir e criar os resultados, literalmente CRIAR os resultados que deseja pra sua vida.

Além disso, também é causa da mediocridade ter um círculo de influências medíocres: se você está cercado de pessoas preguiçosas, de mente fraca e que dão desculpas, inevitavelmente você se tornará como elas, ao menos um pouco.

É aquela ideia de que você é a média das cinco pessoas com quem mais convive.

Então, passe seu tempo com indivíduos que são realizadores de sucesso e positivos e, inevitavelmente, as atitudes e os hábitos de sucesso deles serão refletidos em você.

Se a maioria daqueles com quem você se associa está constantemente reclamando e se concentrando no lado negativo da vida, as probabilidades são de que você também estará.
Procure pessoas que acreditem que é possível ter bons resultados no mercado, que acreditam que você é capaz e que possam ajudá-lo a chegar onde quer na vida.
Você deve procurar ativamente por esses indivíduos para melhorar seu círculo de influências pois eles quase nunca aparecem por acaso.

Outra causa da mediocridade é a falta de desenvolvimento pessoal, que já comentamos aqui, e também a falta de urgência: a maioria das pessoas não tem nenhum senso de urgência para melhorar a si mesma para que possam melhorar sua vida. Sabe que precisa controlar a ansiedade, que precisa desenvolver a disciplina mas não tem pressa nenhuma de trabalhar esses aspectos, de colocar em prática ações que possam contribuir pra isso.

O autor enfatiza muito que o agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se tornando e quem você está se tornando sempre determinará a qualidade e a direção da sua vida.

E como eu já disse, pra efetivamente vencer no mercado financeiro, pra ser um trader vencedor, é preciso sair da mediocridade.

A realidade é que, se não mudarmos agora, nossa vida não mudará.
Se não melhorarmos, nossa vida não melhorará.
Se não investirmos tempo de qualidade em nossa auto-melhoria, nossa vida não melhorará.

Sim, a maioria de nós acorda a cada novo dia e permanece igual ao dia anterior.

E pra você não acordar todos os dias assim, pra você promover diariamente o desenvolvimento pessoal e as mudanças necessárias pra ser o Trader que precisa ser pra conquistar o que deseja, não perca a segunda parte dessa resenha.

 

E você já sabe, eu te vejo na semana que vem.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders