Escolha uma Página

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

por | 28 / maio / 2019

Se você ainda não leu a primeira parte da resenha deste livro, o link está aqui.
Você não precisa necessariamente ter lido a primeira parte pra ler esta mas eu recomendo que depois você faça isso porque tá cheio de conteúdos e insights que podem ajudar você a melhorar como Trader.

 

Uma das premissas do sucesso de Hal Elrod é: você precisa dedicar tempo diariamente para o seu desenvolvimento pessoal.

E após muitas experimentações, ele criou o seu método pra isso, o qual chamou de “Milagre da Manhã”.

Segundo Hal Elrod, as práticas do milagre da manhã podem promover as transformações necessárias para que você se torne a pessoa que precisa ser para ter os resultados que deseja.

Ou seja, essas práticas podem ajudar você a se tornar o Trader que você precisa ser pra ter os resultados que deseja no mercado.
E eu vou te falar que conheço muitas pessoas que melhoraram e estão melhorando seus resultados depois de começarem a praticar o Milagre da Manhã.
Inclusive, se você é um deles, convido você a deixar aqui o seu comentário.

 

No seu livro, o autor apresenta vários cases de sucesso e fala bastante da comunidade “Miracle Morning”, com pessoas do mundo todo que estão transformando as suas vidas através desse método.

Eu vou deixar aqui pra você o link pra essa comunidade pois lá você pode baixar gratuitamente alguns materiais que auxiliam na aplicação desse método:

https://www.miraclemorning.com/brazil/

 

O Milagre da Manhã consiste em você acordar mais cedo e dedicar tempo no início do seu dia para o seu desenvolvimento pessoal com práticas que favoreçam esse processo.
Depois, o autor fala que não necessariamente precisa ser no início do dia. OK, mas começar o dia dedicando tempo e energia pro seu desenvolvimento tem um impacto muito grande, sem contar que reduz muito a chance de procrastinação, do dia passar, você se envolver em inúmeras atividades e não dedicar tempo pra isso.

Continuar Lendo

Segundo o autor, quando você muda a maneira como acorda de manhã, você muda toda a sua vida. E ele apresenta inúmeros casos, histórias reais evidenciando isso.

E essa questão de como você acorda e começa o seu dia, pra você, que precisa estar na sua melhor condição física e mental às 9h da manhã, no momento que o mercado abre, é crucial.
Afinal de contas, não dá pra acordar às 8h50, sentar na frente do computador e esperar que você tenha bons resultados ainda sonolento.

Eu sei que tem muitas pessoas – talvez esse seja o seu caso – que tem dificuldade pra acordar cedo. E vem aquele papo “eu não sou uma pessoa matutina”. E lá vai você usar umas 10 vezes o soneca até sair da cama.

Hal combate esse argumento de uma forma bem forte.
Ele fala que quando você adia se despertar até precisar fazê-lo – o que significa esperar até o último segundo para sair da cama e começar seu dia – o que você está realmente fazendo é resistir à sua própria vida. Toda vez que você pressiona o botão de soneca está em um estado de resistência ao seu dia, à sua vida, e a acordar e criar a vida que você diz desejar.

Você já havia pensado nisso?
Pesado, né?
Mas faz sentido!

E aí também vem aquela questão: quantas horas de sono realmente precisamos?
Segundo o autor isso é relativo. É uma questão de experimentação e estudo.
Para Hal, isso não é baseado unicamente em quantas horas de sono temos pois sofre significativo impacto daquilo que dizemos a nós mesmos que sentiríamos quando acordássemos.

Se você acredita que precisa de oito horas de sono para se sentir descansado, não vai se sentir descansado com nada menos do que isso. A questão é “dizer” para a sua mente quantas horas de sono você precisa, dizer que se sentirá energizado ao acordar tendo dormindo 5, 6, 7 horas.

 

O principal fator pra combater a procrastinação de acordar cedo trata-se de levantar-se da cama com um propósito, não porque você precisa e sim porque você quer de verdade levantar e viver o seu dia.

Então o autor apresenta uma estratégia de cinco passos à prova de soneca para despertar, que são:

  1. Estabeleça suas intenções antes de deitar: o segredo é decidir e criar toda noite, conscientemente, uma expectativa positiva para a manhã seguinte, ou seja, é ter o propósito em acordar no próximo dia e viver sua vida.
  2. Coloque o despertador no outro lado do quarto: isso te obriga a levantar da cama e ajuda a mente a despertar e evitar que você apenas estique o braço e aperte no soneca.
  3. Escove os dentes logo que levantar: isso dá ao seu corpo tempo para acordar e o hálito fresco traz uma sensação positiva.
  4. Beba um copo cheio de água: muitas vezes, quando as pessoas estão cansadas – em qualquer horário do dia – só precisam é de mais água, então hidrate-se logo.
  5. Vista suas roupas de ginástica: isso informa pro seu corpo que o dia irá começar.

O autor enfatiza que é tudo uma questão de ter uma estratégia eficaz, pré-determinada, passo a passo, para aumentar seu nível de motivação ao acordar de manhã.

E depois desses cinco passos, depois de você acordar, é que vem O Milagre da Manhã, essa prática diária de dedicação de tempo consciente e intencional para o seu desenvolvimento pessoal.

O Milagre da Manhã é composto pelas atividades que Hal chama de Salvadores de Vida. São elas:

 

* silêncio intencional: que pode ser através de meditação, oração, reflexão, respiração profunda ou gratidão. Essa prática pode reduzir rapidamente o estresse, aumentar o autoconhecimento e te ajuda a ganhar a clareza que vai te permitir manter o foco diário em seus objetivos, suas prioridades e no que é importante para sua vida. Ou seja, te ajuda a ir pro mercado com a sua mente limpa e tranquila, capaz de focar no momento presente.

 

* as afirmações e o diálogo interno: todos nós temos um diálogo interno ocorrendo o tempo todo. Esse diálogo influencia e muito o seu nível de sucesso em todas as áreas da sua vida. Suas afirmações trabalham a seu favor ou contra você, dependendo de como elas são utilizadas.
Se você não criar e escolher suas afirmações com consciência, você estará suscetível a repetir e reviver os medos, as inseguranças e as limitações do passado. A intenção aqui é incluir conscientemente afirmações positivas que, repetidas consistentemente, deixarão essa impressão ao subconsciente. Essas afirmações ajudam você a formar crenças positivas em relação às suas capacidades, em relação a ser Trader e ter bons resultados no mercado.

 

* visualização: essa é outra prática – também chamada de ensaio mental – que é o processo de imaginar exatamente o que você deseja conquistar ou obter e ensaiar na sua mente o que precisa fazer para chegar lá. A maioria das pessoas vive limitada por visões do passado. A visualização criativa permite criar a visão que vai ocupar a sua mente, garantindo que a maior força atuando em você seja o seu futuro.
O objetivo é se ver realizando o que decidiu realizar e vivenciar como é boa a sensação de ter ido até o fim e conquistado seus objetivos.
É você visualizar-se tendo bons resultados no mercado, levando a vida de Trader que você deseja, tendo mais tempo para passar com a sua família. E não é só isso, é você visualizar-se praticando as ações positivas que serão realizadas diariamente. É você visualizar-se seguindo o plano, respeitando os seus limites, aceitando as perdas controladas, controlando a sua ansiedade e fazendo o que sabe que deve fazer.

 

* exercícios físicos: são fundamentais para acordar o seu corpo, oxigenar sua mente para ela funcionar no seu máximo potencial. O maior intuito desses exercícios não é melhorar o seu condicionamento físico ou fazer você emagrecer, e sim acordar o seu corpo, dar uma injeção de hormônios positivos, oxigenar o seu cérebro pra que ele funcione no seu máximo.
E pra você que precisa tomar tantas decisões importantes – compra, vende, segura, stopa – é essencial!
Sem contar que, se isso não é um hábito seu ainda, começar o dia praticando exercícios dá uma enorme sensação de “dever cumprido”, o que é muito prazeroso.

 

* leitura: é muito importante você aprender com os especialistas e com quem já conquistou o que você deseja. Então, se estamos falando em se desenvolver, em melhorar como pessoa e como Trader, é imprescindível fazermos isso. Leia, nem que sejam duas páginas, aprenda uma nova ideia, um conceito e tente aplicar aquilo no seu dia.
E uma dica que o autor traz aqui é você ter a consciência do porquê está lendo este ou aquele livro e também não ter pressa, nem se preocupar em terminar e ir pro próximo, e sim absorver os ensinamentos.

 

* e por fim, a escrita: você deve manter uma espécie de diário. Essa é uma prática fundamental pro desenvolvimento pessoal. Ela te traz clareza, permite registar ideias, relembrar lições, reconhecer seu progresso. Ajuda a verificar se o que você está fazendo está ajudando ou prejudicando você.
E aqui tanto faz se é a mão, no caderninho, no celular, aplicativo. Você determina a forma bem como o que irá escrever. Se será diário da gratidão, das lições do dia, das tarefas pendentes. Escreva o que fizer sentido pra você, mas escreva.
Isso permite direcionar o foco para o que você realmente fez, os motivos de sua gratidão e o que você se compromete a fazer melhor amanhã. Portanto, você aprecia de forma mais profunda a jornada a cada dia, sente-se bem em relação aos avanços que fez e usa esse nível maior de clareza para continuar na caminhada e acelerar ainda mais os seus resultados.

 

O autor sugere um tempo determinado para cada uma dessas tarefas que compõe “O Milagre da Manhã”, divididas em 60 minutos, isto é:
5 minutos de silêncio, 5 de afirmações que você já deve ter escrito antes, 5 de visualização, 20 de exercícios, 20 de leitura e 5 de escrita.

No início, provavelmente não será assim. Talvez você leve um tempo maior até pegar a prática de fazer as atividades, da transição de uma pra outra. Pra mim foi assim: eu determinava uma rotina de meia hora que demorava uns 45 minutos, porque o tapete de yoga tava do outro lado da casa, não achava os fones de ouvido, o diário não tava no seu lugar… mas aí você vai fazendo as adaptações necessárias, a organização necessária e a sequência passa a fluir.

No livro, o autor até apresenta uma versão resumida de 6 minutos, porque sempre tem quem diz que não tem tempo, ou seja, apenas um minuto pra cada atividade. E aí vem aquele questionamento: você NÃO tem 6 minutos do seu dia pra dedicar pra sua evolução? Tem né… eu aposto que tem.

 

Além disso, você pode muito bem personalizar o seu “milagre da manhã”, estipular o tempo total, o tempo de cada atividade, a ordem e quais atividades irá fazer da forma que for melhor pra você. O importante é fazer, e incluir atividades que contribuam pro seu desenvolvimento pessoal.

O meu, atualmente (porque ele está em constante evolução) é assim:
+ 10 minutos de exercícios de yoga
+ 10 minutos de meditação
+ 5 de visualização
+ 10 de escrita

 

O propósito de “O milagre da manhã” é mais sobre acordar com um propósito, combinando os benefícios de levantar cedo e do desenvolvimento pessoal. Ah, e não se preocupa tanto com quais atividades você pratica, desde que as escolhidas sejam pró-ativas e ajudem a melhorar o seu mundo interior (você) e seu mundo exterior (sua vida).

Fazendo isso, você começará o dia com níveis extraordinários de disciplina (a capacidade crucial para fazê-lo cumprir seus compromissos e aquilo que se propôs a fazer no mercado), clareza (o poder que você gerará se concentrando no que é mais importante) e desenvolvimento pessoal (que é o fator determinante pra sua evolução e para o seu sucesso).

 

Eu já vi muitos Traders que melhoraram a sua performance no mercado, que reduziram a sua ansiedade, que melhoraram a sua disciplina, sua capacidade de foco, fazendo uso do Milagre da Manhã.

Então, se você ainda tem essa prática, eu convido você a experimentar.

Eu convido você a seguir o desafio de 30 dias proposto pelo autor!

Defina o seu Milagre da Manhã e repita consistentemente por 30 dias.
O que você acha, aceita o desafio?

 

Escreve aqui nos comentários se você aceita esse desafio, ou então, se você já pratica de alguma forma O Milagre da Manhã.
Conta pra gente como é a sua rotina.

E lembre-se que tudo é difícil antes de ser fácil.
Cada experiência nova é desconfortável antes de ser confortável.

Como diz Jim Rohn:
“Motivação é o que faz você começar.
Hábito é o que faz você continuar.”


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders