Escolha uma Página

Mindfulness para Traders

por | 11 / setembro / 2018

Mindfulness é traduzido pro Português como “atenção plena” ou “consciência plena”. Eu, particularmente, gosto mais do termo “atenção plena” pois ele remete mais à parte prática.

Mindfulness nada mais é do que um estado mental em que a gente tem controle sobre a nossa concentração quando estamos fazendo alguma coisa. Nada mais é do que estar 100% presente, prestando atenção a tudo que está fazendo naquele momento, seja lá o que você estiver fazendo.

Você sabia que segundo um estudo de Harvard a nossa mente divaga cerca de 47% do tempo, ou seja, você passa quase a metade do seu tempo, da sua vida, divagando, preso a coisas do passado que já aconteceram ou pensando nas coisas do futuro que ainda não ocorreram?
Com isso, você não só deixa de aproveitar o momento presente, como deixa de focar nele, e deixa de agir no agora.

Você precisa sim pensar, refletir sobre o passado para aprender com ele, é óbvio, mas não dá pra ficar preso a ele, se lamentando… “ah, porque eu fui stopado mês passado… ah, se eu tivesse entrado naquela operação… ah, se eu tivesse feito algum treinamento do MarketMinds com a Luana” 😀

Sobre o que já passou você não tem controle, não volta mais, não adianta ficar gastando tempo. O passado é extremamente útil pra você aprender a viver melhor e não pra ficar remoendo. É olhar pro que aconteceu: “OK, aconteceu, o que eu posso fazer pra que isso não volte a acontecer no futuro” e seguir focando no presente.
É entender as lições de cada momento, e seguir adiante.

Se você pensa e se apega muito ao passado, está perdendo a oportunidade de aproveitar o presente e fazer um futuro melhor.

 

Continuar Lendo

E é a mesma coisa em relação ao futuro. Você precisa traçar metas e planejar, é óbvio! Mas não ficar divagando “quando isso ou aquilo acontecer”… é no hoje que você vive e é no hoje que deve agir para construir o amanhã.
Quando você só confabula sobre o futuro mas não age, quando fica divagando nos resultados que quer ter, nas coisas que quer comprar, mas não faz um planejamento para alcançar isso, é perda de tempo.
E você poderia estar focando no presente pra poder chegar lá.

E você precisa aprender a apreciar mais o HOJE, o aqui e o agora!

Quando você fica só divagando sobre o futuro ou lamentando as coisas do passado, você tem o potencial de gerar vários processos de frustração e de ansiedade com sérios impactos negativos no seu operacional e na sua vida também.

Por isso, o mindfulness pode ser uma excelente técnica para você. E tem inúmeras pesquisas comprovando os benefícios disso pra aumentar o seu poder de foco e concentração, na redução de níveis de hormônio de estresse no sangue, pra controle de ansiedade, e pra trazer sensação de paz e plenitude.

 

Ela é considerada uma espécie de meditação. Quando você está meditando, prestando total atenção apenas a sua respiração, ao ar que entra pelas narinas, na exalação, ou quando está prestando atenção em como está o seu corpo, sua postura na cadeira, seus pés, seu semblante, você está praticando mindfulness.

Mas você não precisa ser um praticante de meditação para praticar mindfulness. É claro que a meditação ajuda, mas ela não é pré-requisito. Você pode fazer isso em ações bem simples do seu dia-a-dia. Pequenas mudanças que ao longo do tempo poderão gerar grandes impactos.

Quer ver só em quais momentos simples em que você pode praticar mindfulness?
Enquanto escova os dentes por exemplo, em vez de ficar viajando nas coisas que você tem que fazer ao longo do dia, ou nas bobagens que viu no Whatsapp, presta atenção ao que você está fazendo.
Perceba como você executa essa ação, a quantidade de pasta de coloca na escova, a ordem de escovação, como você movimenta a escova, a espuma se formando na boca, o gosto que sente, a sensação de frescor.
Preste atenção a todos os pequenos detalhes.

Ou então, quando você for fazer uma refeição sozinho… em vez de sentar na frente da televisão, ou ficar com o celular na mão respondendo mensagem, olhado vídeo no Youtube, sente-se à mesa, sem nenhum tipo de estímulo externo. Preste atenção em tudo que está acontecendo nesse momento, nessa refeição. Observe todos os elementos envolvidos, a quantidade de comida no prato, as cores, mas sem se julgar se se serviu muito ou pouco, se devia comer mais saudável ou não, se vai ficar com fome ou empanturrado, sem julgamentos, apenas observar. Observar a textura dos alimentos na boca, o gosto de cada um. Prestar atenção na forma como você mastiga.

É uma observação gentil, sem julgar se está fazendo é bom ou ruim, se é certo ou errado. A atenção plana é a incrível arte de apenas observar. É você trocar muito mais o pensar pelo sentir!

Isso é um exercício de Mindfulness… é você sair um pouco do piloto automático de como faz tantas atividades e estar 100% presente naquele momento. E você pode fazer isso em várias pequenas atividades do seu dia-a-dia, em casa, no escritório, no trânsito, em vez de simplesmente sair do trabalho e quando vê já tá em casa, preste atenção ao trajeto, observe as coisas ao redor.
Tá vendo? Você nem precisa incluir algo novo na sua rotina, é só você fazer algo que já faz de uma maneira diferente, com total atenção.

E quando estiver praticando e sua mente divagar, não tem problema, traga-a de volta ao momento presente e continue prestando atenção ao que está fazendo.
Dessa forma, você vai ensinando a sua mente para estar presente no aqui e no agora.
Isso, ao longo do tempo, repetindo dia após dia, tem um poder de transformação enorme na sua mente.

 

Além disso, essa técnica pode ser um passo inicial pra meditação, principalmente para quem já tentou e teve grande dificuldade, que não ainda conseguiu inserir esse hábito na sua rotina.

Então experimente, escolha uma ou duas atividades do seu dia-a-dia para realizar com atenção plena, que eu tenho certeza que isso pode trazer muitas melhorias para o seu foco, concentração, controle de ansiedade e para você obter melhores resultados nos trades.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders