Escolha uma Página

Não consigo aumentar a mão nos trades…

por | 2 / abril / 2019

Você tem dificuldade pra aumentar a sua mão, pra operar mais pesado?
Quando você dobra o número de contratos ou lotes, parece que ficou burro e esqueceu tudo que sabe e que vinha fazendo com sucesso?
Então, se liga aqui pra saber o que fazer pra conseguir aumentar a mão.

 

Você tem um objetivo financeiro dentro do mercado – é óbvio que tem – e você sabe que dificilmente você vai atingir esse objetivo operando com o tamanho de mão que você tem hoje. Você sabe que precisa aumentar a mão, mas às vezes isso é tão dificil, não é mesmo?

Você vem duma sequência boa e pensa “agora é a hora… já sei bem o que estou fazendo e hoje vou operar mais pesado”, e aí começa a dar tuuudo errado, é loss atrás de loss, é cada burrada que nem você acredita!

 

Muitos traders – e talvez você se identifique com isso – que já estão operando com um lote um pouco maior chegam num nível que parece que travam, que não conseguem evoluir… que até tentam, mas não conseguem, travam ou parece que ficam burros, cometendo um monte de erros que não cometiam mais. Enfim, um caos…

E o que eu quero te dizer é que o desconforto é normal, não tenha medo nem receio de sentir isso.

Continuar Lendo

Não pense: “poxa, achei que eu já tinha passado dessa fase de tremer ao entrar na operação e ver o preço vindo pegar meu stop”… “achei que eu não ia mais passar por isso de encerrar o trade sem motivo antes do meu gain”…
Toda vez que você aumenta a mão, você está se deparando com uma situação nova no mercado, e isso pode gerar sentimentos novos, então reduz aí esse excesso de julgamento, que nesse momento só atrapalha. Você precisa entender esse momento pelo qual está passando e aprender a lidar com essa “fase de transição”.

Um dos grandes entraves é que operar mais pesado, em geral, significa um potencial de perda maior e pode ser que você ainda não esteja preparado pra lidar com isso. A sua mente ainda não aceita a possibilidade de perder esse valor maior e isso gera ansiedade, isso faz você desrespeitar o plano, tirar o stop querendo evitar a perda, e isso faz você ficar burro e cometer velhos erros que já não cometia há muito tempo.

Então, entenda que operar com um mão maior pode incorrer em perdas maiores, e se elas estão dentro do plano, então tá tudo certo.
Tem um artigo aqui no blog que traz um exercício de programação neurolínguista que pode te ajudar a trabalhar esse fator e conseguir aceitar as perdas maiores, pra que você consiga de fato aumentar a mão e operar normalmente. É o “Ensaio mental para lidar com as perdas”.

 

Além disso, é interessante que você faça um aumento gradual, não dê grandes saltos.
De repente, você vinha numa progressão de sempre dobrar a mão… começou com 2, 4, 8… e até aí tudo bem, mas quando pula pra 16… 32… 64 lotes… aí o salto começa a ficar muito brusco e os valores associados podem assustar a sua mente. O melhor é você fazer isso de forma mais lenta, aumentando 1 ou 2 por vez.

É igual ao cara sedentário que quer correr 20 KM.
Se ele tentar 20KM de cara, dificilmente vai conseguir, mas digamos que ele consiga. Provavelmente ele vai se machucar e talvez nunca mais corra. Agora se ele começar aos poucos, 1 KM, e quando correr 1 e ficar confortável, aumenta pra 2. Nesse ponto, o corpo vai sofrer um pouco mas logo se acostuma, depois aumenta pra 3, 4, 5 e assim em algum tempo estará correndo os 20 KM facilmente.
E não adianta ele chegar em 10 e querer pular direto pra 20! Esse salto grande pode trazer um lesão, porque ele ainda não tá preparado pra isso. Ou seja, é melhor focar na evolução gradual… sabe aquele ditado “devagar e sempre”??? É por aí.

 

Outra dica que pode ser interessante é você operar um ou dois dias no simulador quando for aumentar a mão.
Quando você aumenta a mão, os seus objetivos de gain e seus limites de perda na operação mudam, ou melhor, eles podem até ser os mesmos em pontos, mas irá mudar o financeiro. Você vai passar a ver valores diferentes de gain e de loss na boleta, e possivelmente sua mente ainda não esteja acostumada com esses valores, o que pode gerar euforia no gain, ansiedade no loss, medo de perder aquele valor mais alto e isso desencadear um processo de autossabotagem. Então, pode ser legal você operar um ou dois dias no simulador pra sua mente se acostumar com aqueles novos valores que você estará vendo na plataforma de operação e você entender como lidar com isso.
Mas é claro, tem que operar usando as mesmas técnicas e estratégias, o mesmo plano que operaria na conta real.

E se você tá começando no mercado agora, tá na situação que não tem consistência nem com 2 lotes, não se preocupe em aumentar logo a mão, em querer operar com 10, 20, 50 vezes mais pra ganhar mais, pra ganhar rápido.
Preocupe-se em aprender, em obter consistência com a mão pequena, em ajustar as suas técnicas e estratégias operacionais. De nada adianta você aumentar a mão se você não souber o que está fazendo tecnicamente, se você não tem a disciplina de seguir o plano.

 

Não tenha pressa em ganhar dinheiro. Queira aprender, queira operar bem….


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders