Escolha uma Página

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

por | 10 / abril / 2018

Você é uma pessoa paciente, disciplinada? Consegue manter o foco por longos períodos? É pró-ativo, dedicado? Em que nível você possui cada um desses atributos? Como está a sua relação com a sua família? Como está a sua satisfação com a sua saúde? O quanto essas coisas são relevantes para você?

Você sabe identificar em que momento você fica ansioso numa operação? É antes de entrar, quando está dentro, apenas quando está perdendo, ou quando está ganhando? Você sofre com o medo de perder? Você sabe quais são os elementos mentais que te motivam a entrar numa operação e a permanecer nela?

Pois fique sabendo que você deve conhecer todas essas respostas.

 

Tudo isso tem a ver com AUTOCONHECIMENTO e pode estar diretamente relacionado com os resultados que você vem obtendo no mercado.

 

O autoconhecimento é o processo de você reconhecer-se, saber quem é você, identificar quais são as suas características e comportamentos, como seu organismo e sua mente funcionam. Quais são os seus medos, seus anseios, seus objetivos, o que te motiva, o que te tira o sono, quais são seus defeitos e suas qualidades.

Conhecer a si mesmo é o ponto inicial para se desenvolver a mentalidade de sucesso e para ter controle emocional, que é extremamente importante no mercado financeiro.

Continuar Lendo

A partir do momento em que você toma consciência de uma determinada característica sua e consegue perceber se ela dificulta ou facilita a obtenção dos resultados que deseja, você pode escolher se deve mudá-la ou ressaltá-la ainda mais.

Por exemplo, se você identifica que sente muita ansiedade após entrar numa operação, você poderá pensar em estratégias para controlar essa ansiedade. Agora se a sua ansiedade acontece antes mesmo de você entrar na operação, talvez as estratégias para controlá-la devam ser diferentes. Mas se você não consegue nem identificar quando e por que sente ansiedade e, ainda, que isso está interferindo nos seus resultados, como que você vai fazer algo a respeito?

Para muitas pessoas, o simples fato de identificarem suas características já provoca profundas mudanças e mudanças positivas.

 

O ato de operar pode expor você às mais diversas situações de estresse, de dor e também de prazer. A gente costuma dizer que, no mercado, todos os nossos defeitos e as nossas virtudes em algum momento serão ressaltados. Por isso, você precisa saber muito bem quais são e como se manifestam.

Se você não fizer esse processo de autoanálise, se você não investir seu tempo e sua energia se autoconhecendo, eu posso te garantir que o mercado pode cobrar um preço alto para revelar essas características da sua personalidade para você.

O mercado é um lugar muito caro para você se autoconhecer. E talvez no momento em que você se der conta de algum dos seus pontos fracos, você já vai ter perdido bastante dinheiro e isso poderia ser evitado ou, pelo menos, minimizado se você tivesse investido em autoconhecimento.

E não adianta você querer analisar o seu comportamento, a sua forma de ser, apenas em relação ao mercado. Nós somos seres complexos e inteiros. Dificilmente, a pessoa que você é na frente das telas será diferente da pessoa que você é quando está longe do mercado. Se você é indisciplinado nos trades, não segue o seu trading plan, provavelmente você também será indisciplinado na sua alimentação, na prática de atividades físicas e em outras áreas da sua vida.

Se você está com algum problema de saúde ou de relacionamento, isso também poderá afetar os seus resultados. Então, esse autoconhecimento vai desde algo super amplo, de como estão os seus relacionamentos, a sua saúde, como está o seu nível de satisfação atualmente com a sua vida, até a postura como você senta a bunda na cadeira na frente do computador para opera.

O princípio básico do autoconhecimento é a auto-observação, a auto-análise, a reflexão sobre as suas ações e seus comportamentos. É você pensar sobre os seus pensamentos. É você analisar os seus sentimentos e emoções, identificar quando ocorrem, o que os desencadeia, o que você geralmente faz em seguida, de que forma se comporta, perceber as consequências, os resultados da sua forma de ser em cada situação.

A partir do momento em que você consegue fazer essa auto-observação, você é capaz de identificar os seus pontos fortes em relação aos trades e a sua vida, e também os seus pontos fracos, as características da sua personalidade que te favorecem e aquelas que muito provavelmente você terá que trabalhar caso queira realmente atingir o sucesso.

Quanto mais você se conhece, maior a sua capacidade de usar as suas qualidades a seu favor, a favor do seu objetivo, e de neutralizar ou modificar os seus pontos fracos e, com isso, se aproximar da pessoa que você será quando atingir o sucesso.

Esse é o primeiro passo para tornar qualquer mudança possível e persistente, pois nós só podemos mudar aquilo que conhecemos. Há um ditado que diz que “em sua mente está o problema e a solução” e você precisa do autoconhecimento para encontrá-los.

Se você sabe que determinação é uma característica forte sua, pode passar a usar isso como motivação para os trades, para seguir o plano, para estudar, para fazer operações cada vez melhores, para melhorar as suas análises de mercado. Usar os seus pontos positivos a seu favor.

 

Luana, agora me surgiu uma dúvida: quer dizer que se eu tenho como característica ser super ansioso, eu não vou ter sucesso no mercado financeiro????
Nãããão, quer dizer que talvez você precise justamente trabalhar esse comportamento para obter o que você deseja, ou então, adequar a sua forma de operar de maneira que respeite essa sua característica e ainda assim esteja congruente com os seus objetivos. Mas, se você não identificar que sofre de ansiedade e não souber como e quando ela se manifesta, como que você vai poder controlá-la?

 

Você precisa conhecer a si mesmo se quer melhorar o seu desempenho e atingir o sucesso como Trader.

Vale ressaltar que esse processo é contínuo. Não é porque você fez um retiro espiritual no final de semana, porque você fez um exercício de coaching ou então porque preencheu um testezinho de perfil comportamental, que você já sabe tudo sobre você mesmo e não precisa mais refletir sobre o seu comportamento.

A auto-análise é tão vital para quem está em busca do sucesso e da alta performance quanto respirar.

Se você quer ter sucesso como Trader, trate de se autoconhecer, de fazer isso diariamente, de inserir momentos de questionamentos e de auto-reflexão na sua rotina, assim você será capaz de evoluir constantemente e obter os resultados que você tanto busca.

Quer uma ajudinha nesse processo de autoconhecimento? Então, se inscreve no nosso canal do YouTube, acompanha a gente nas redes sociais, que toda semana tem conteúdo novo especialmente para ajudar você a se conhecer e desenvolver a mentalidade de um Trader de Sucesso.

 

Persista!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders