Escolha uma Página

Os 3 P’s do Pessimismo

por | 23 / abril / 2018

 

A maioria das pessoas entende que ter uma atitude otimista é uma chave importante para ser bem-sucedido. Agora ter uma visão positiva é fácil quando tudo está indo bem, não é mesmo? Mas e quando você tomou um stop loss diário? E no dia seguinte outro… e talvez mais outro? E quando parece que as coisas não estão dando certo para você como Trader?

Nesses momentos, o pessimismo pode vir à tona, tomar conta de você, te deixar completamente desanimado e sem reação, e bloquear as suas chances de atingir o seu objetivo que é ser um Trader de Sucesso. E aí, muitas pessoas acabam com uma carreira super promissora muito antes dela começar, quando esbarram no primeiro grande obstáculo. O pessimismo é composto essencialmente por 3 elementos que você precisa saber reconhecer para combatê-los, e é sobre isso que eu vou falar hoje.

O psicologo norte-americano, Martin Seligman, considerado um dos pioneiros da psicologia da positividade, identificou três elementos de pessimismo (os 3 P’s) que nos impedem de ser bem-sucedidos, de dar a volta por cima quando as coisas não estão bem.

 

#1: Personalização

O primeiro deles é a PERSONALIZAÇÃO. Martin diz que a personalização se refere a você atribuir toda a culpa do universo somente a você. Você se culpa por tuuuudo.

Ele diz que nem tudo o que acontece conosco acontece por causa de nós, ou seja, que nem sempre a culpa é sua. Que nem todas as suas perdas, o seu loss, são decorridos de erros seus.

Sim, é isso mesmo que eu estou dizendo. Mas não confunda isso com colocar a culpa sempre nos outros, responsabilizar sempre o mercado pelas suas perdas, pelos seus erros, ficar encontrando desculpas para a sua falta de disciplina, pro seu descontrole emocional, e ficar assumindo uma postura de vítima. “Ah o mercado que está sempre contra mim”… “ah foi culpa da corretora x,y,z que começaram a vender quando eu estava comprado”… “ah eu não consigo acordar cedo para praticar exercício físico”… “eu não consigo respeitar o meu trading plan”, etc.

Continuar Lendo

Há uma diferença crucial entre se sentir vítima da situação e compreender que você não pode controlar 100% dos resultados e das situações quando está operando no mercado financeiro. Aceite a imprevisibilidade do mercado. Você precisa ser protagonista da sua vida, você precisa estar no controle das suas operações, você não pode ficar se vitimizando pelos seus erros e pelas suas perdas, mas você também não pode se culpar por determinados resultados originados pela imprevisibilidade do mercado ou de outros fatores da vida.

Você estava lá operando e caiu a luz, você ficou sem internet e tava superposicionado. Acionou o plano B pra encerrar a posição através do telefone com o seu corretor e acabou tendo que encerrar com um prejuízo maior do que o previsto. Não vá ficar se culpando e se vitimizando: “caraca, isso sempre acontece comigo, e só comigo”, “o que eu fiz pra merecer” e blá blá blá. Entenda que esse tipo de situação pode ocorrer. Pense se havia algo que você poderia ter feito para evitar ou minimizar ainda mais os danos e segue o jogo.

Ou então, você está operando seguindo sua análise, sua estratégia e mesmo que você tenha feito tudo que estava ao seu alcance naquele momento, tenha seguido o seu Trading Plan, tenha mantido o controle emocional, mas mesmo assim, por algum fator não controlável por você, o cenário mudou rapidamente, desconfigurando a sua análise, e o trade não desenrolou como você esperava e você tomou um stop. Isso pode ser decorrente justamente da imprevisibilidade do mercado.

Nesses casos, você tem duas opções: ou você se sente culpado, se sente vítima dessa situação e fica sofrendo com a perda, com o loss, com a dificuldade que se apresenta aí na sua frente ou você entende, aceita, internaliza que algumas coisas na vida e, principalmente no mercado, não são controláveis, não são previsíveis e foca em continuar no jogo, segue a vida e parte pro próximo trade. É aquele famoso “aceita que dói menos”.
 

#2: Permeabilidade

O segundo P do pessimismo que te impede de atingir o sucesso é a PERMEABILIDADE. Ela se refere ao fato de você ver as experiências negativas de uma forma global. Para algumas pessoas, se uma coisa vai mal, então todo o resto em suas vidas vai mal. E isso é a permeabilidade, é achar que um evento negativo em determinada área irá afetar todas as áreas da sua vida. E isso não é verdade.

Se você ainda não está tendo sucesso como gostaria nos Trades e já acha que está fazendo tudo errado, já quer largar a academia, deixar de fazer atividade física, de se alimentar direito, de estudar os seus trades porque nada disso funciona, então você está se deixando levar pelo segundo P.

Se você pensar que o que acontece de ruim na sua vida de Trader irá afetar as outras áreas da sua vida (ou vice-versa), você estará prejudicando ainda mais a sua situação. Quando você consegue manter os seus hábitos de vida saudável, quando consegue manter a sua saúde, você tem mais força e energia para buscar soluções para a dificuldade que estiver passando. Quando você consegue manter os seus estudos, você tem mais chance de superar as suas dificuldades ao operar no mercado e atingir os resultados que deseja.

E no dia-a-dia é a mesma coisa. Se você começa o dia tomando um stop, então o resto do dia já vai por água abaixo? Se você começa o dia ouvindo uma piadinha de mal gosto no celular, isso já interfere no seu humor e consequentemente no seu operacional? Se você se identificou, então você precisa aprender a isolar os acontecimentos ruins.

Aquele trade não deu certo, não foi você que não deu certo; o seu trading plan falhou, não foi você quem falhou. Você continua intacto, a sua vida pessoal e a sua saúde não podem desmoronar porque a sua semana como trader não foi boa. Sabe por quê? Porque na semana que vem tem mais e você precisa estar bem, estar preparado para dar o seu melhor.
 

#3: Permanência

O terceiro P é a PERMANÊNCIA. A permanência é a sensação de que esses sentimentos negativos em decorrência do que aconteceu irão durar para sempre. E é muito comum pensarmos que esses sentimento ruins da perda, da frustração, da dor, da tristeza, e que esse trauma vão durar por uma eternidade. Só que eles não vão, definitivamente não!

Você precisa entender que praticamente tudo na nossa vida são ciclos e você tem momentos de alta e momentos de baixa. Tenha certeza que o seu sucesso não vai durar para sempre, assim como o seu fracasso também não. Ou seja, se hoje você está vivendo um fracasso nos trades, está numa semana super ruim, tenha a certeza que ele não será eterno. Você vai aprender com esse fracasso e talvez na semana que vem, se você se dedicar e fizer o que tem que ser feito, você irá alcançar o sucesso.

Se você está passando por uma fase super boa, não sai mais um dia no negativo, bate meta várias vezes na semana, então você tem que ter a compreensão de que o sucesso não será eterno. Se você não se reinventar, se você não continuar se aperfeiçoando, o sucesso também não será eterno e muito provavelmente você logo terá um fracasso, ainda mais que o mercado está constantemente mudando, e talvez a estratégia operacional que você utilize hoje já não funcione mais no próximo mês.

Ou seja, ciclos de sucesso e de fracasso podem ser normais. Alguma semelhança com o mercado? Exatamente!

E se você é desses que fica dizendo “eu nunca serei capaz de fazer isso”, “eu sempre me ferro”, saiba que as palavras NUNCA e SEMPRE são muito perigosas quando se trata de manter uma atitude inteligente durante tempos difíceis. Se você se pegar dizendo: “eu nunca poderei mudar e controlar minha ansiedade”, “eu nunca vou conseguir encerrar um mês no positivo”, “eu sempre erro”, “eu nunca vou conseguir ter disciplina pra operar”, certifique-se de se desafiar nesta falsa suposição e assumir uma atitude mais positiva. Caso contrário, é provável que as suas palavras se tornem realidade.
 

Recapitulando:

Se você está numa fase ruim, está passando por dificuldades, por problemas no mercado financeiro, tome muito cuidado com esses três 3Ps: a personalização, a permeabilidade e a permanência.
 
Você precisa:

    • parar de se vitimizar que tudo sempre dá errado para você no mercado financeiro. Perceba qual é a sua parcela de responsabilização sobre o fato, tire a lição, aprenda e siga para a próxima jogada
    • entender que não é porque os seus trades vão mal, que as outras áreas da sua vida também irão. Muito pelo contrário, você precisa estar bem em outras áreas para manter-se em equilíbrio
    • ter em mente que por pior que esteja a sua situação, por pior que seja essa dor da perda, essa fase de loss atrás de loss, isso não vai durar para sempre, ainda mais se você fizer o que precisa ser feito para reverter a situação

No momento em que você toma consciência desses fatores, você pode começar a mudar o seu mindset, a forma de encarrar as situações negativas e impedir que elas sirvam de bloqueio para o seu sucesso.

 
Persista!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders