Escolha uma Página

Os benefícios da meditação para traders

por | 3 / abril / 2018

Hoje eu quero te falar de algo que pode ser justamente o que você está precisando nesse momento para ter melhores resultados no mercado. Ainda mais se você é desses que sofre muito com a ansiedade ou com a dificuldade de se manter focado nos trades. É uma atividade simples e que pode gerar ganhos enormes na sua performance: a MEDITAÇÃO!

Vamos entender um pouco mais dessa arte milenar e como ela pode te ajudar a ter melhores resultados no mercado financeiro.

Mas eu quero começar desmistificando algumas coisas sobre a meditação. Muitas pessoas acreditam que meditar é você passar horas sentado na postura de lótus, num local isolado, sem pensar em absolutamente nada. Nããão… apenas mestres muito evoluídos conseguem chegar nesse estágio.

 

Meditar, na verdade, é você focar em uma única coisa: pode ser na sua respiração, em sons, imagens, em visualizações mentais. Isso vai depender do tipo de meditação que você está praticando, mas a intenção é que você dê uma função única e específica para a sua mente. Enquanto você estiver fazendo isso, você observará os seus pensamentos vindo mas não vai se apegar a eles e continuará focado numa única coisa, tentando esvaziar e acalmar a sua mente.

 

Continuar Lendo

No mundo oriental, essa prática, que é tanto religiosa como medicinal, vem sendo cultivada há milhares de anos e, nos últimos tempos, vem ganhando força e muitos adeptos aqui no ocidente também. Já existem diversos experimentos científicos comprovando os inúmeros benefícios da meditação para a saúde, tais como:

  • Melhora o sistema imunológico
  • Ajuda a proteger o nosso cérebro de doenças degenerativas
  • Auxilia no alívio de diversos tipos de dores, principalmente de enxaquecas
  • Ajuda no tratamento de problemas respiratórios
  • Auxilia no combate a doenças como hipertensão e obesidade

E principalmente:

  • Alivia a tensão
  • Serve como antidepressivo
  • Diminui o estresse
  • Trata distúrbios do sono

Alguns desses problemas não soam familiares? Não é quase uma descrição de um Trader em evolução? É, mas não precisa ser assim e nem de perto deve ser assim. É por isso que a meditação pode ser extremamente benéfica para você como trader.

 

Deixa eu te falar um pouco mais sobre os aspectos mentais que estão envolvidos na prática da meditação para você entender essa relação com a melhoria da sua performance como trader. A meditação acalma a sua mente, reduz o número de estímulos ao qual você está exposto e te dá o poder de controlar a sua reação a esses estímulos. Com isso, acaba por reduzir de forma significativa os níveis de estresse e de ansiedade.

Se você sofre com ansiedade enquanto opera, seja na hora de entrar ou sair da operação, se estiver ganhando ou perdendo, meditar é um excelente remédio. Eu diria inclusive que é essencial para quem quer reduzir e controlar a ansiedade. Então, se esse for o seu caso, trate de começar a praticar agora!

Enquanto você está meditando, a sua mente vai tentar dispersar e encher a sua cabeça de pensamentos e, então, você deve trazê-la de volta para sua prática meditativa. É esse exercício de trazer a mente de volta pro momento atual que vai trabalhar a disciplina de focar naquilo que você deseja. Você vai condicionando a sua mente a ficar 100% focada no que você estiver fazendo e aí fica muito mais fácil não só focar como manter o foco por longos períodos. Então, se você é desses que se dispersa durante os trades, que tem fortes tendências pra desviar sua atenção pro celular, pras redes sociais, pra outras coisas e perde o timing do trade, a meditação certamente vai te ajudar muito.

Além disso, a meditação traz uma enorme clareza mental. Contribui fortemente para você expandir a sua percepção da realidade, aumentando a sua capacidade de resposta, e ter uma percepção mais aguçada da realidade pode fazer bastante diferença enquanto você opera, não é mesmo?

Com a prática de meditação, você consegue ter um gerenciamento emocional muito mais forte. Você passa a ter um equilíbrio emocional muito maior, o que certamente vai refletir nos seus resultados financeiros. Tudo isso porque você passa a ter um controle muito maior sobre os seus pensamentos, sobre a sua mente e sobre você mesmo.

 

Meditar é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Atualmente, você vê grandes executivos, atletas de alta performance, grandes empresas, empresas top do mercado implantando a prática de meditação na rotina da empresa e dessas pessoas de sucesso.

O Tim Ferris estudou durante anos táticas, rotinas, hábitos e pensamentos de bilionários, estrelas, escritores, atletas de elite, médicos renomados e diversas outras pessoas de grande sucesso. Ele compilou tudo isso no livro “Ferramentas de Titãs”. A grande maioria dessas pessoas tem em comum uma rotina matinal bem definida. E sabe o que chama muito a atenção? É que, embora cada entrevistado siga uma rotina matinal diferente, o único padrão comum encontrado é que 80% deles praticam meditação.

 

Você precisa de mais argumentos que esses todos para começar a meditar?

Eu acredito que não.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders