Escolha uma Página

Pare com esses 3 hábitos negativos

por | 4 / junho / 2019

O primeiro hábito negativo que acaba com a possibilidade de bons resultados no mercado é operar sem um plano.
Sim, é o famoso Trading Plan, ou plano de trade, que já falamos algumas vezes aqui por aqui. Então me diz aí, você tem um plano de trade bem definido?

Ir pro mercado sem saber quais são os seus limites de perda e os seus objetivos de ganho é uma barreira bem grande para ter resultados positivos.
Isso porque, muitas vezes, quando se está ganhando, você sai logo das operações pra garantir o lucro, você encerra o dia com um gain pequenininho pra dizer que terminou no positivo. Só que quando se trata da perda, você acaba aceitando um loss muito maior, porque você não sabe onde parar, na esperança do mercado voltar e você não perder.
Mas você muitas vezes acaba perdendo muito mais do que ganhando.
E essa conta nunca fecha.
Pra conseguir fazer essa conta fechar, você precisa de um plano de trade que alinhe a sua forma de operar, o tamanho da sua mão, o seu percentual de acerto, com os limites de perda.

Quando você entende isso, você consegue perceber coisas do tipo:
“Opa, meu percentual de acerto não é tão alto, mas quando eu acerto o trade, é daqueles que andam bastante. Bom, então, pra conta fechar, eu preciso deixar o trade correr e limitar os stops para serem bem curtos, já que eu vou tomar vários até acertar uma boa operação.”

E quando você não tem um plano, vai operando de forma aleatória, numa operação perde 100 pontos, na outra 300, depois 150. Fica difícil pra sua mente saber o que precisa fazer para atingir os resultados positivos. E isso gera ainda mais ansiedade, medo de perder e outros sentimentos que levam à autossabotagem.

Continuar Lendo

Além disso, ter um plano é fundamental para a manter a disciplina, afinal é o plano que dita as regras que você precisa seguir para ter os resultados que deseja. Por isso, operar sem um plano é um hábito que pode limitar completamente os seus resultados no mercado. Se você não tem um, trate de definir isso o quanto antes.
Não vá pro mercado amanhã sem ter definido o seu plano!

O segundo hábito que pode limitar os resultados positivos é o excesso de informação.
Você já viu aquele trader que opera com 4 telas, usa uns 10 indicadores, umas 5 médias móveis, analisa uns 3 tempos gráficos simultaneamente e ainda assim só perde dinheiro?

Quando você usa um monte de indicadores para a sua tomada de decisão, o que acontece é que um diz que é hora de comprar, outro diz que é hora de vender e no fim das contas, se você não está preparado, você acaba não fazendo nada, acaba hesitando e com isso reduzindo seu poder de ação, perdendo o timing das operações, gerando ansiedade, raiva, e consequentemente, perdendo dinheiro.

Sem contar que esse excesso de informação dificulta sua concentração no momento presente, pode atrapalhar para ver o que realmente está acontecendo no mercado e você chega no final do dia acabado e até estressado de tanta coisa que processou.

Então, o excesso de informação pode interferir de forma negativa nos seus resultados no mercado. Muitas vezes, menos é mais. Uma tela menos poluída pode te ajudar a ver o mercado com mais clareza e dessa forma reagir melhor e aproveitar as boas oportunidades.

Pensa se isso faz sentido pra você e se esse é ou não o seu caso.

E antes de eu contar o terceiro hábito que, ao meu ver, é o mais prejudicial, aproveita pra compartilhar esse conteúdo que isso ajuda muuuuito a gente a crescer e criar ainda mais valor pra você.

E agora, o terceiro hábito que dificulta você de ter resultados positivos no mercado é você valorizar mais o resultado financeiro do que a evolução.
É você dar mais valor pro financeiro do que pra “operar bem”.
Operar bem não significa ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro será uma consequência de operar bem, entende? O foco é diferente.

Quando você tem o hábito de focar apenas no dinheiro, apenas no resultado financeiro da operação e do dia, fica difícil aceitar o stop, aceitar as perdas controladas que estão determinadas no seu plano. E é aí que muitas vezes você tira o stop da operação, você continua a operar quando deveria parar e acaba tendo prejuízos muito maiores porque a sua mente não aceita perder dinheiro por conta desse hábito de valorizar o financeiro.

Agora, quando o seu foco está direcionado em operar bem e você entende que isso é seguir o plano, que não necessariamente seja ganhar dinheiro mas sim manter a disciplina mesmo se sair no negativo mas dentro dos seus limites, você terá a sensação de “dever cumprido” pq você fez o que deveria ser feito.

O hábito de focar no resultado financeiro é um dos grandes responsáveis por você não aceitar o stop, por você não conseguir parar de operar quando deve, por você não conseguir manter a disciplina de seguir o plano. Ao meu ver, é imprescindível que você perceba se você faz isso. Se chegar a conclusão que sim, que você tem esse hábito, trabalhe para mudá-lo, trabalhe para valorizar mais o “operar bem”, o “ser disciplinado” do que para ganhar dinheiro.

Você precisa prestar muita atenção nesses três hábitos:
* operar sem um plano
* fazer uso de informações demais simultaneamente
* valorizar mais o resultado financeiro do que o “operar bem”

Eles podem estar influenciando de forma negativa os resultados que você vem obtendo no mercado.

Todos eles são passíveis de serem alterados, basta você querer, se comprometer e agir de verdade para promover essas mudanças.

Lembre-se que isso depende só de você!

E eu estou aqui pra ajudar no que eu puder.

Até logo!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders