Escolha uma Página

Pare de Estudar!

por | 25 / junho / 2018

Luana, você só pode estar ficando louca! Outro dia, você mesma estava dizendo que eu preciso estudar, que eu não posso só ficar operando e agora você vem e me diz pra parar de estudar???
É isso mesmo?

Calma aí… há algo que você precisa entender sobre adquirir mais conhecimento no mercado financeiro e eu estou aqui para te ajudar nesse processo.
Leia o final que você vai entender direitinho e aí você me diz se eu tô ficando louca ou não.

 

Em certos momentos, quando as coisas vão mal, quando tá difícil bater a meta, quando você toma loss atrás de loss, você acredita que precisa aprender mais, que precisa de mais técnicas, conhecer mais estratégias operacionais, que precisa aprender tudo sobre o mercado, não é mesmo?

 

Aí, você vai lá e aprofunda os seus conhecimentos, aprende o máximo sobre linhas de tendência, padrões gráficos, suportes e resistências, decora todos os padrões de candlesticks, indicadores, leitura de fluxo e todas as ferramentas técnicas que você já ouviu falar.

Continuar Lendo

E curiosamente, o que acontece na grande maioria dos casos? É que, embora os seus conhecimentos tenham aumentado, os seus resultados não melhoram na proporção que seria o esperado.
Você se depara com novos problemas ao executar seus trades: ansiedade, sai cedo demais da operação, hesita, critica-se, não abre uma posição apesar do sem-número de sinais claros evidenciando o que você deveria fazer.
E nesse momento, o que você sente é uma tremenda frustração. Parece que o que acontece não faz sentido. Você sabe o que deve fazer – onde comprar, vender, pois você estudou e aprendeu isso – percebe que a sua leitura de mercado melhorou, e descobre que quanto mais aprende, parece que menos capacidade para executar você tem.

 

Mas calma aí. Não pense que aprender fez mal a você. Aprender sobre o mercado é bom e é necessário mas talvez você esteja fazendo isso pelas razões erradas ou encarrando isso de uma maneira equivocada.
E eu vou te explicar…

 

A alternância entre a alegria de ganhar e a tristeza de perder pode causar um choque psicológico em quem não está preparado para isso. Nesse sentido, a reação típica da maioria das pessoas é querer se vingar. E no pensamento típico de um trader, a única forma de conseguir essa vingança é conquistar o mercado, e a única forma de conquistar o mercado é através do seu conhecimento.

Por isso, você já sai comprando um monte de livros, pagando vários cursos, participando de todos os grupos no Whatsapp e salas de analistas, testanto os setups de todo mundo, inserindo uma penca de indicadores no gráfico. Quer estudar leitura de fluxo, price action, análise fundamentalista, tudo ao mesmo tempo.
E isso tudo para “dominar o mercado” porque, dessa forma, o trader crê que não vai mais perder, não vai mais sentir dor e aí vai ser só sucesso.

Só que não é bem assim que acontece, por vários motivos.

 

Em primeiro lugar, você saber que precisa fazer algo não é garantia de que você o faça. Então, de nada adianta você ficar obtendo um monte de conhecimento de mercado se você não conseguir realmente aplicar esse conhecimento porque os seus aspectos mentais, o seu emocional te impede de agir, de aplicar aquele conhecimento na prática.

Então, muitas vezes você não precisa estudar mais sobre mercado ou estudar mais técnicas, ferramentas, setups. Você precisa nesse momento é estudar sobre você mesmo para descobrir o que te impede de obter bons resultados com aquela técnica. O porquê que você não consegue executá-la da maneira como deveria. E assim, trabalhar esses aspectos.

 

Em segundo lugar, muitas vezes o que mais funciona é o simples bem feito. É o feijão com arroz que enche o prato, entende? É você masterizar e aperfeiçoar as técnicas simples que você consegue executar. É procurar executá-las cada vez melhor em vez de querer estudar um monte de técnicas e indicadores complexos.

 

E outro ponto é que a nossa mente tem diversas formas de nos proteger das informações que aprendemos a identificar como possíveis causadoras de dor emocional. Seja a nível consciente, arranjando desculpas para justificar a permanência num trade perdedor, ou a nível subconsciente, alterando ou distorcendo informações do nosso consciente, mudando a forma como interpretamos o mercado num dado momento.

Geralmente é assim, né? Depois que você sai do trade, é fácil identificar, através do seu conhecimento, que deveria ter encerrado bem antes a posição por esse ou aquele sinal. Mas você não enxerga isso durante o trade, porque naquela altura a informação que indicava isso foi definida como negativa, e de alguma forma foi bloqueada por você, e sua mente distorce o seu conhecimento.

 

E preste bastante atenção: obter conhecimento sobre o mercado, sobre técnicas operacionais não vai compensar os efeitos negativos que os seus mecanismos de proteção para evitar a dor emocional podem exercem sobre o trading.

 

Se você está buscando aprender mais sobre o mercado com o objetivo de evitar a dor emocional, você pode gerar um problema maior ainda, porque quanto mais aprende, mais resultados positivos vai esperar obter do mercado, fazendo com que tudo se torne ainda mais difícil de suportar quando o mercado não fizer o que você espera.
Você cria, involuntariamente, um ciclo vicioso em que quanto mais aprende, mais debilitado se torna, quanto mais debilitado se torna, mais se sente obrigado a aprender.
Esse ciclo tende a continuar até você desistir de operar por aversão ou por reconhecer que a causa básica dos seus problemas é o seu mindset e não a sua falta de conhecimento do mercado.

 

Então, o que você precisa é entender se o que realmente impede você de ter os resultados que deseja é a falta de conhecimento técnico do mercado ou é a falta de conhecimento de si mesmo.

E se você acha que precisa de mais autoconhecimento voltado a operar no mercado, pode ter certeza que você está no lugar certo para isso, pois esse é um dos objetivos do MarketMinds.

 

A próxima fronteira não está a sua frente.
Ela está DENTRO DE VOCÊ!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders