Escolha uma Página

Pare de pular de ganho em galho

por | 4 / setembro / 2018

Você certamente já ouviu a expressão “fulano não sabe o que quer da vida, fica pulando de galho em galho”, e isso sempre vem acompanhado de uma conotação negativa, não é mesmo?

Uma hora ele tenta trabalhar de vendedor, depois faz uns bicos com gestão de projetos, aí abre um food truck de hambúrguer porque ouve dizer que é isso que tá dando dinheiro. Só que aí não tem retorno nos primeiros meses e vai abrir uma franquia de “paleteros mexicanos” porque tá o maior sucesso nesse momento. Mas aí abre um concorrente na mesma rua e o cara já desiste e inventa outra e mais outra e depois outra coisa pra fazer.

Diz aí: qual é a chance desse cara ter um negócio bem sucedido, de ele realmente prosperar numa atividade, se ele fica pulando de galho em galho sempre que ouve falar que uma outra atividade tá dando mais dinheiro, ou então, quando esbarra na primeira dificuldade, na primeira adversidade que enfrenta?

E trazendo agora pro mercado financeiro.
Quanta gente que quer ser daytrader e começa a estudar índice, aprende algumas estratégias, vê um ou outro resultado positivo, mas tá perdendo mais do que ganhando, aí ouve falar que o fulano tá ganhando uma boa grana com aquela estratégia no dólar, então vai lá pra operar dólar. Tem uns resultados mais ou menos, depois começa a perder, acha que dólar não é pra ele e volta pro índice, e o ciclo recomeça!

E na fase de aprendizado, às vezes, é ainda pior.

Continuar Lendo

Você pode (e deve) testar vários ativos, índice, dólar, daytrade com ações, operar forex. Eu acredito que sim, que você deve experimentar pra encontrar aquilo que se adapte melhor a você, às características da sua personalidade, ou que você se adapte melhor, também é possível. Mas fazer isso com um planejamento e depois de um certo tempo, de realmente testar e masterizar os conteúdos em um determinado ativo pra depois passar pro outro, só assim você poderá tirar melhores conclusões sobre a sua forma de operar aquele ativo e os seus resultados.

E é a mesma coisa em relação às estratégias operacionais, quer operar price action? Vai lá, tem muito potencial pra dar excelentes resultados. Quer operar por tape reading? Também pode dar excelentes resultados. Mas você querer ficar uma semana operando por price action, aí nao tem resultados satisfatórios e coloca a culpa na técnica… “é, price action não funciona pra mim”… aí vai pra tape reading, tem alguns lucrinhos, vai bem por um tempinho, depois o mercado tá em outro momentum, você já não performa tão bem, já acha que tape reading não dá certo e vai pra outra técnica, e assim por diante.

Além disso, outro dia mesmo postei aqui um artigo falando que, muitas vezes, ficar obtendo mais conhecimento técnico pode não fazer você ter melhores resultados no mercado. Vou deixar o link aqui pra você conferir que tem tudo a ver com esse assunto!

 

Você sabe que tem muitos ativos que você pode operar no mercado, que tem muitas estratégias operacionais vencedoras, e o que eu quero te dizer sobre isso é: para de pular de galho em galho, você não é um macaquinho!

Testa uma coisa, experimenta dentro de um plano de ação e por um certo período que te permita tirar conclusões mais precisas, que te permita realmente avaliar, não por um, dois dias, uma semana e já sai trocando de estratégia porque acha que não funciona.
Você precisa de bem mais tempo pra concluir isso!

“Ah, Luana, mas eu acompanho dólar e índice durante o pregão e quando o dólar tá meio chato, meio lerdo, eu opero índice e vice-versa e tenho bons resultados.”

OK, eu não estou dizendo que você não pode operar os dois.
Eu tô falando que você precisa FOCAR e saber muito bem qual é o seu FOCO, principalmente no período de aprendizado.
A sua curva de aprendizado será muito menor se você FOCAR primeiro num desses ativos, se ele for a prioridade e depois de entender melhor o funcionamento daquele ativo, depois de masterizar os conteúdos, de testar por algum tempo, aí sim, se julgar necessário vai pra outro ativo ou amplia o seu leque de atuação.

Quem pula de galho em galho não tem foco, e quem não tem foco dificilmente conquistas grandes objetivos.

E porque eu falo tudo isso?
Porque eu canso de ver traders que durante um pregão ganham dinheiro no índice pra devolver no mesmo dia no dólar, ou ganham dinheiro no dólar e vai lá e entregam tudo num daytrade com ações!
E eu não quero que aconteça isso pra você!

Aqui também vale a máxima que “menos pode fazer você ganhar mais no mercado financeiro”!

 
Pense nisso!


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 2)

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Como ter mais autoconfiança pra operar no mercado financeiro

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders