Escolha uma Página

5 dicas pra você bater a meta no day trade

por | 26 / março / 2019

Outro dia eu falei sobre o que fazer, como pensar/agir, depois que você atingiu a sua meta diária pra evitar que você atinga esse valor e acabe devolvendo tudo pro mercado por continuar operando, como talvez já tenha acontecido com você.
E depois disso, algumas pessoas me procuraram dizendo que se encontram numa fase que tá até difícil bater a meta. Por isso eu resolvi escrever esse artigo pra te passar algumas dicas que podem te ajudar a bater a sua meta diária e assim a evoluir na sua carreira de Trader.

Eu separei aqui 5 dicas que você deve observar e seguir pra te ajudar a bater as suas metas diárias dentro do mercado, pra que depois de alcançar esse objetivo você possa desligar o seu computador, fechar a plataforma de operação, ir pra praia, passear, estudar, trabalhar… ir fazer outras coisas da sua vida, ou então, talvez continuar operando e dobrar a meta, mas só pense em fazer isso depois de ler este artigo aqui.

 

Vamos a elas:

 

Dica #1: Ter metas

“Ainda bem! Eu já achei que você ia dizer pra deixar a meta em aberto e quando chegasse na meta era pra dobrar a meta… :D”

Eu sei que é óbvio que pra bater a meta você precisa ter metas, mas vai além disso.

Há pesquisas que evidenciam que quando o ser humano tem metas claras, objetivas, precisas, o seu subconsciente trabalha para realizá-las. Muitas vezes você nem sabe como, muitas vezes você não tem consciência, mas quando define que vai fazer algo, coloca aquilo como meta, todo o seu organismo trabalha pra conseguir aquilo. O ser humano é movido a metas, por isso é imprescindível tê-las.

E se você já tem a meta diária estipulada e não está conseguindo atingi-la, eu convido você a responder duas perguntas:

  • essa meta é viável de ser atingida nesse momento do mercado e nesse ativo que você está operando?
    Às vezes a sua meta está ousada demais, por exemplo, fazer 5% de lucro num ativo que movimenta em média 3% ao dia é viável? Tem momentos que você vai precisar ajustar as suas metas ao momento do mercado, se está mais volátil ou mais parado, por exemplo.
  • Continuar Lendo

  • e a segunda pergunta é: a sua técnica, a estratégia operacional que você utiliza, possibilita alcançar isso, alcançar essa meta?
    E novamente, às vezes é preciso fazer ajustes, ajustar a técnica ou então ajustar o objetivo.
    Por exemplo, se você tem uma meta bem ousada e a sua estratégia te dá uma ou duas entradas por dia, será que é possível atingir aquela meta com essa técnica?

Pense nisso!

 

Dica #2: Confiar no Trading System

A segunda dica é você confiar no seu Trading System, que é o conjunto das suas técnicas e estratégias operacionais.

Pra você bater a meta, você vai ter que boletar sem hesitar, sem medo de errar, vai ter que fazer o que precisa ser feito. E pra você conseguir fazer isso, você precisa de uma metodologia bem definida e precisa confiar nela.

Você precisa ter a certeza de que se operar seguindo as suas técnicas e estratégias terá a possibilidade de bater a meta.
Pra isso, pra você adquirir essa confiança na metodologia, você precisa estudá-la, experimentá-la, operar no simulador da mesma forma que operaria na conta real, fazer backtest e replay de mercado.

Quanto mais confiança na sua técnica, maior a chance de você atingir a meta estabelecida dentro dela, desde que seja uma meta viável, é claro.

 

Dica #3: Confiar na sua capacidade de execução

Agora não adianta só confiar na técnica se você não confia na sua capacidade de executá-la. E essa é a terceira dica: tenha segurança pra executar, confie na sua capacidade de ação.

Se tá na operação e tá na hora de sair, de stopar, não tem jeito, é arcar com o prejuízo e partir pra próxima.

Se você não confia em você mesmo pra fazer isso, já entra na operação hesitante. Você precisa alimentar em você a crença fortalecedora de que você é capaz, que é capaz de stopar, que é capaz de segurar a operação, que é capaz de fazer o que precisa ser feito. E pra evidenciar isso, você pode pensar em outras fases, momentos da sua vida em que passou por dificuldades e conseguiu agir, conseguiu fazer o que precisava ser feito. E fazer a associação do tipo: “meu, se naquela ocasião eu fui capaz de agir, aqui, no mercado, nessa situação, eu também sou” e parte pra ação!

 

Dica #4: Comprometer-se a seguir o plano

A quarta dica é você comprometer-se a seguir o plano, é você definir a sua metodologia operacional e o seu gerenciamento de risco e se comprometer a segui-lo.

Já falei inúmeras vezes: dê mais valor pra disciplina de seguir o plano do que pro resultado financeiro propriamente dito!

Se estipulou que a meta da operação é X e você vai sair com meio X por ansiedade, você não está seguindo o plano. Então, apesar de estar ganhando dinheiro, você não está operando bem, você não está comprometido.
E se você quer bater a meta diária, precisa estar comprometido a seguir o plano, a fazer da forma como planejou.

Não basta ter um bom plano, é preciso se comprometer a segui-lo.

 

Dica #5: Aplicar a melhoria contínua

A quinta dica é: faça uso da melhoria contínua.

Se você percebe que tá tomando muito stop num determinado tipo de operação: epa, tá na hora de parar e analisar o porquê. Será que suas entradas estão no ponto certo? Ou tá entrando muito cedo?
Se percebe que o mercado não tá batendo na sua realização final em quase todas as operações: opa, será que não é um objetivo muito longo pra esse momento do mercado?

Esteja constantemente monitorando, analisando e aplicando a melhoria contínua em cima do seu operacional e do seu comportamento.
Isso é fundamental para sua evolução, para que você consiga bater a meta.

 

Recapitulando:

As 5 dicas rápidas pra ajudar você a bater a meta do dia no mercado são:

1) Ter metas claras, precisas, alinhadas com o momento do mercado, ou seja, viáveis de serem atingidas nesse momento e nesse ativo.
2) Confiar nas suas técnicas e estratégias operacionais, ter um bom sistema operacional que te possibilite atingir essas metas e confiar nele.
3) Confiar na sua capacidade de execução, de colocar em prática aquelas técnicas e estratégias, e pensar na sua capacidade de ação em outras áreas da vida podem te ajudar no mercado.
4) Comprometer-se a seguir o plano, valorizando mais a disciplina do que o resultado financeiro,e tendo em mente que encerrar a operação antes do objetivo final por ansiedade não é operar bem, mesmo se você ganhar dinheiro com isso.
5) Estar constantemente monitorando, analisando e aplicando a melhoria contínua em cima do seu operacional e do seu comportamental.


Se você gostou do nosso conteúdo, curte a nossa página no Facebook. Acompanhe a gente no YouTube e no Instagram pra ficar por dentro dos conteúdos que irão te ajudar a trabalhar os aspectos psicológicos do trade, a ter mais controle emocional e a ser um Trader de Sucesso.


MAIS ARTIGOS

Por que você precisa de controle emocional no trade?

...
Ler Mais

O mercado é um lugar muito caro para se autoconhecer

...
Ler Mais

Como mudar uma crença limitante no mercado financeiro

...
Ler Mais

Pare com esses 3 hábitos negativos

...
Ler Mais

Livro: “O milagre da manhã” de Hal Elrod (parte 1)

...
Ler Mais

Você precisa melhorar seus resultados?

...
Ler Mais
Compartilhe e ajude outros Traders